INOVAÇÃO NACIONAL NAS ÁREAS DA TECNOLOGIA DIGITAL E INDÚSTRIA COM FINANCIAMENTO DO HORIZONTE EUROPA

Portugal garante mais 37,3M€ para projetos nacionais

No âmbito do Cluster 4 – Digital e Indústria, do Horizonte Europa, a Comissão Europeia atribuiu 37,3 milhões de euros (M€) a 53 projetos de inovação, nos quais participam 63 entidades nacionais. Este resultado representa 2,67% do financiamento disponível, dos quais cerca de 37% foram captados pelo setor empresarial.

No total, as entidades nacionais submeteram 327 propostas, das quais 53 foram aprovadas, representando uma taxa de sucesso por proposta de 16,2%, superior à taxa de sucesso europeia situada nos 11,5%.

Dos projetos aprovados, sublinha-se o financiamento de 7 com coordenação nacional:

Para além destas coordenações, destaca-se ainda pela sua relevância temática e pelo volume de financiamento dos projetos, a participação da Associação Portuguese Quantum Institute no QIA (Quantum Internet Alliance – Phase1) que visa financiar a primeira fase de implementação de uma aliança para a internet quântica , e da UBIWHERE Lda. no Hexa-X-II, que pretende a criação de uma flagship holística através de sistemas e plataforma 6G, para dar resposta às necessidades dos vários ecossistemas da sociedade, com financiamento na ordem dos 24 e 23 M€, respetivamente.

Estes são os primeiros resultados dos concursos de 2022 do Cluster 4 com foco em: dados e computação; tecnologias digitais e emergentes para competitividade e direcionadas para o Pacto Ecológico Europeu; desenvolvimento ético e centrado no ser humano das tecnologias digitais e industriais; inovação em áreas urbanas e, na digitalização da produção circular e neutra em termos de impacto climático; desenvolvimento de Tecnologias de Internet Quântica e da Parceria conjunta no âmbito das Redes e Serviços inteligentes com um orçamento global de 1400,1 M€.

Na globalidade, nos últimos 2 anos, as instituições nacionais captaram 66,8 M€ nas tecnologias digitais e indústria, incluindo parcerias. Este é o tema com maior volume de financiamento e representa 20% do total de 332,5 M€ atribuído a entidades nacionais.

Em Portugal, o tema Digital, Indústria e Espaço é acompanhado pela ANI, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela PT Space, no âmbito da rede PERIN.