Portugal capta cerca de 490 M€ para I&D através do Horizonte Europa
O Programa-Quadro “Horizonte Europa” foi lançado pela Comissão Europeia em abril de 2021, com um orçamento total de 95,5 mil milhões de euros, visando promover a excelência do espaço europeu de investigação e inovação. Até ao momento foram atribuídos cerca de 21,4 mil milhões de euros, cabendo a Portugal cerca de 490 milhões de euros em projetos competitivos (2,3% do total), captado pelas entidades do sistema científico e tecnológico e pelas empresas nacionais.
Destaca-se o crescimento dos níveis de participação nacional e de propostas financiadas no exigente pilar da excelência científica do Horizonte Europa (Conselho Europeu de Investigação, Ações Marie Sklodowska-Curie e Infraestruturas de Investigação), com cerca de 92 milhões de euros captados para Portugal, o que corresponde a 1,8% do total de financiamento atribuído. Em comparação com o anterior Programa-Quadro (Horizonte 2020), esta percentagem de financiamento alcançada por Portugal ultrapassa já a registada nesses mesmos instrumentos entre 2024-2020 (que correspondeu a 1,2% do total do orçamento disponível).
Também de realçar os bons resultados no programa Widening, com a captação de 55 milhões de euros para Portugal, cerca de 8% do total do financiamento atribuído neste programa.
Mesmo existindo margem de progressão em relação aos níveis de participação de Portugal no Horizonte Europa face à dimensão da comunidade científica nacional, não deixa de ser assinalável o excelente desempenho global de Portugal, a crescente diversificação de entidades beneficiárias, incluindo uma maior cobertura a nível regional.