Portugal mantém-se no grupo de países inovadores moderados no European innovation Scoreboard 2023

A Comissão Europeia anunciou os resultados do European Innovation Scoreboard 2023 (EIS), um ranking europeu, com publicação anual, que pretende medir e acompanhar o desempenho dos Estados-Membros em termos de inovação, demonstrando que o desempenho inovador da Europa tem melhorado desde 2016. Portugal posiciona-se novamente como Inovador Moderador, na 18ª posição, ao lado da Espanha, Itália, República Checa, Estónia, Grécia, Hungria, Lituânia, Malta e Eslovénia.

Segundo o relatório, Portugal regista um desempenho de 85,6% face à média da União Europeia (UE) tendo o país aumentado o seu desempenho 7,7 pontos percentuais desde 2016, o que o coloca entre os 15 países cujo desempenho cresceu mais que a média europeia.

Os resultados alcançados pelo país no âmbito do EIS 2023, demonstram que o investimento nacional em Ciência e Tecnologia nos últimos anos permitiu que Portugal obtivesse excelentes resultados em diversos indicadores como Estudantes de doutoramento Estrangeiros, apoio Governamental à I&D das empresas, co-publicações público-privadas e venda de Produtos Inovadores.

O relatório apresenta também os pontos fracos do relatório no investimento das empresas, que está abaixo da média europeia, na exportação de Bens de Alta Tecnologia e de Serviços baseados no Conhecimento, na Sustentabilidade Ambiental, nas Despesas com Capital de Risco e nas Aplicações de design e Patentes.

O EIS 2023 fornece uma avaliação comparativa do desempenho da investigação e inovação dos Estados-Membros da UE e dos pontos fortes e fracos relativos dos seus sistemas de investigação e inovação. Ajuda os Estados-Membros a avaliar os domínios em que devem concentrar os seus esforços para melhorar o seu desempenho em matéria de inovação.

Notícia ANI

Categorias