PORTUGAL REPRESENTADO NAS COMUNIDADES DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO DO EIT

Desde 2021 aumentou o retorno e envolvimento nacional

A ANI é responsável pela promoção e apoio à participação portuguesa nos Pilares II e III do Horizonte Europa, nos quais está incluído o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um mecanismo que tem como principal objetivo o fomento de todas as atividades do triângulo do conhecimento apoiando atividades desde a educação, passando pela investigação e pela inovação, até ao empreendedorismo e ao mercado.

Para o período de 2021-27, o EIT conta com um orçamento de 3.000 Milhões de € (M€) para financiar as Comunidades de Inovação e Conhecimento (KIC) e, em 2021, as KICS do EIT aumentaram o retorno financeiro para Portugal para 8.822.128€, valor que corresponde a 2,76% do total do financiamento dedicado. Este retorno representa um aumento de 246,73% comparativamente com 2020 em que Portugal recebeu 6.746.022€, 1.12% do financiamento total do EIT.

Neste âmbito, destacamos ainda a participação nacional, através da Universidade do Porto como parceiro líder, e da UPTEC, na nova KIC nas Indústrias Culturais e Criativas. Esta nova KIC conta com a participação de 50 instituições a nível europeu e contará com um financiamento de cerca de 300 milhões de euros (M€) ao longo dos 15 anos previstos de financiamento dos Programas-Quadro de Investigação & Inovação da Comissão Europeia.

De destacar a forte adesão ao evento organizado pela ANI, no passado dia 24 de novembro 2022, no qual se juntaram vários parceiros nacionais das várias KIC do EIT e foram apresentadas as suas atividades e oportunidades nos vários eixos do triângulo do conhecimento (inovação, educação e empreendedorismo).

Consulte todas as informações sobre o evento aqui.

Obtenha mais informação relativamente às oportunidades das KIC do EIT aqui.