Projeto HBM4EU publicou artigo participado pela FCT
A iniciativa Europeia em Biomonitorização Humana (HBM4EU) publicou na revista International Journal of Hygiene and Environmental Health, no passado dia 17 de maio, em suporte online, o artigo Application of human biomonitoring data to support policy development, raise awareness and environmental public health protection among countries within the HBM4EU project, que contou com a colaboração da FCT e de outras instituições parceiras deste Programa Europeu Conjunto do Horizonte 2020.
O Programa HBM4EU, que envolveu 30 países e decorreu de janeiro de 2017 a junho de 2022, constituiu um esforço multinacional para aprofundar o conhecimento acerca da exposição humana a agentes químicos e o consequente impacto na saúde, harmonizar procedimentos e explorar os resultados obtidos no sentido da avaliação das medidas existentes e da conceção de novas políticas neste domínio. O projeto permitiu ainda a criação ou o desenvolvimento, nos países envolvidos, de estruturas em rede constituídas por diversos stakeholders neste domínio, as designadas National Hubs. Por Portugal, a FCT atuou como Ponto de Contacto Nacional dessa estrutura (NHCP – National Hub Contact Point).
Dos 30 países integrantes do HBM4EU, 27 países, entre os quais Portugal, contribuíram para a elaboração do artigo com o levantamento dos dados de Biomonitorização Humana de cariz nacional/regional/local, importantes para a tomada de consciência pública e como suporte para decisões políticas que permitam reduzir a exposição humana a agentes químicos.
As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto HBM4EU e das National Hubs constituíram uma excelente base para o desenvolvimento da nova Parceria do Horizonte Europa PARC (Partnership for the Assessment of Risks from Chemicals), na qual Portugal conseguiu aumentar o seu nível de participação, tendo a FCT assento no Governing Board.
Notícia FCT