Erasmus+
O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.
O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Este Programa, resultante da fusão de sete programas anteriores, consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e alarga as oportunidades a uma grande variedade de pessoas e organizações.
É destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.
O programa Erasmus+ foi criado com base na iniciativa Erasmus, célebre pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários e ao pessoal docente do ensino superior, em termos de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação.
O Erasmus+ abrange agora cinco grandes áreas de educação e formação:
- Oportunidades para a educação escolar para os funcionários e instituições;
- Oportunidades para a educação e de formação profissional para estudantes, aprendizes, estagiários, funcionários, instituições e empresas;
- Oportunidades para o ensino superior para alunos, funcionários, instituições e empresas;
- Oportunidades para a educação de adultos para funcionários, instituições e empresas;
- Oportunidades de integração europeia para o pessoal e as instituições académicas e de investigação.
O Erasmus+ está estruturado em 3 ações Ação-chave (key action KA) e as atividades Jean Monnet e Desporto organizadas da forma seguinte:
- Ação 1: Learning mobility of individuals
- Ação 2: Innovation and best practices
- Ação 3: Support for Policy Reform
- Jean Monnet
- Desporto
À exceção de qualquer instituição comunitária (Agências Nacionais, Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Conselho da Europa), Organizações de todos os setores de educação, formação, juventude e desporto poderão candidatar-se a financiamento ao abrigo das ações 1, 2 e 3. As atividades Jean Monnet e na área do Desporto são ações separadas, com um foco muito específico de financiamento. Não será possível fazer candidaturas individuais a bolsas. Quer isto dizer que os cidadãos com interesse em terem uma experiência de formação internacional patrocinada pelo Programa, terão que contactar as escolas e outras organizações de educação e formação para se candidatarem.