Bolsas Fulbright para investigação e doutoramento com o apoio da FCT
A Fullbright Portugal tem abertas, até dia 31 de janeiro de 2023, as candidaturas para as Bolsas Fulbright para Investigação e para as Bolsas Fulbright para Doutoramento, concursos que contam com o apoio da FCT.
O programa de Bolsas Fulbright para Investigação destina-se a bolseiros/as de doutoramento diretamente financiados pela FCT que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano, e abrange todas as áreas de estudo. Para a candidatura, são imprescindíveis os bons conhecimentos de língua inglesa, a prova de concordância com o projeto por parte da instituição de acolhimento nos Estados Unidos da América, e a prova de concordância com o orientador de doutoramento. Esta bolsa tem duração definida de 4 a 9 meses. Os/as candidatos/as selecionados/as acumulam o apoio da FCT com o da Fulbright, que lhes confere seguro complementar de saúde e acidentes durante o período da bolsa, emissão dos documentos necessários ao visto J-1, entre outros benefícios.
O Programa Bolsas Fulbright para Doutoramento destina-se a estudantes que vão frequentar em regime presencial e a tempo inteiro o primeiro ano de um programa de doutoramento, numa universidade acreditada nos Estados Unidos da América, com início no ano académico de 2023/2024. Será atribuída preferência a estudantes cujo percurso académico tenha sido desenvolvido numa instituição de ensino superior portuguesa. Para a candidatura serão necessárias duas cartas de recomendação (Letters of Reference); cópia dos certificados de notas por disciplina relativos a cada grau académico obtido e respetiva tradução para inglês; suplemento do diploma, percentil ou ranking da licenciatura (quando possível) e respetiva tradução para inglês; cópia do Regulamento da bolsa assinada e rubricada pelo/a candidato/a; e o Diversity Essay redigido pelo/a candidato/a. Os/As candidatos/as devem apresentar também, no momento da candidatura ou até dia 15 de abril de 2023, os seguintes documentos: comprovativo de admissão na universidade que pretende frequentar; comprovativo de ajuda financeira atribuída pela universidade que pretende frequentar; prova de capacidade financeira (fundos pessoais e/ou outros fundos) para suportar o custo total do primeiro ano de estudos, no valor que exceder o montante da Bolsa Fulbright e o montante da ajuda financeira atribuída pela universidade que pretende frequentar.
Mais informações na página da Comissão Fullbright Portugal.
Notícia FCT