COMISSÃO EUROPEIA LANÇA INQUÉRITO SOBRE CÓDIGOS DE PRÁTICA PARA VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Manifestações de interesse até 20 de outubro

A Comissão Europeia (CE) lançou um inquérito para toda a comunidade poder partilhar a sua opinião sobre duas novas propostas preliminares do Código de Prática: a co-criação entre indústria e academia para a valorização dos conhecimentos e a proposta para a participação cidadã na valorização do conhecimento. As manifestações de interesse podem ser submetidas até dia 20 de outubro.

Estas duas propostas de códigos de prática emergem da Recomendação do Conselho, acerca dos princípios orientadores para a valorização do conhecimento, visando proporcionar uma orientação mais específica e pormenorizada.

O objetivo desta iniciativa é recolher contributos adicionais para a conclusão destes códigos, que serão fundamentais para promover a sensibilização e orientar os atores da investigação e inovação na adoção de boas práticas para uma eficaz valorização do conhecimento.

Os códigos de prática irão contribuir para a Ação 7 da Agenda Política (2022-2024)  do Espaço Europeu de Investigação (ERA), visando “Reforçar as diretrizes da UE para uma melhor valorização do conhecimento”. Complementarão ainda as Recomendações já existentes da Comissão sobre o código de prática na gestão de ativos intelectuais para valorização do conhecimento ((EU) 2023/499) e sobre o código de prática relativo à normalização na Área Europeia de Investigação ((EU) 2023/498).

O desenvolvimento destes códigos irá decorrer até ao primeiro trimestre de 2024.

Inquérito sobre a proposta preliminar do Código de Prática relativo à co-criação entre indústria e academia, aqui.

Inquérito sobre a proposta preliminar do Código de Prática para a participação cidadã, aqui.

 

Notícia ANI

Categorias