CONSELHO EUROPEU DE INOVAÇÃO: PROGRAMA DE TRABALHOS DE 2024 E LISTA DE MEMBROS DO EIC BOARD JÁ SÃO CONHECIDOS
Oportunidades de financiamento no valor de mais de 1,2 milhões de euros para tecnologias estratégicas e empresas em fase de expansão
O Programa de Trabalhos de 2024 do Conselho Europeu de Inovação (EIC) foi divulgado e prevê oportunidades de financiamento no valor de mais de 1,2 milhões de euros para tecnologias estratégicas e empresas deep tech.
Já são conhecidos os períodos de candidaturas para cada um dos instrumentos:
EIC Pathfinder
Até 7 de março – Open Call: aceita candidaturas em qualquer área tecnológica.
Até 16 de outubro – Challenge Call aceita candidaturas nas seguintes áreas:
– Dispositivos Solar-to-X para o consumo descentralizado de combustíveis; de produtos químicos e materiais renováveis como via de mitigação das alterações climáticas;
– Cimento e betão como sumidouro de carbono; de alternativas inspiradas na natureza para embalagens de alimentos e películas para a agricultura;
– Nanoelectrónica para dispositivos de ponta inteligentes e eficientes em termos energéticos;
– Reforço da sustentabilidade e a resiliência das infraestruturas espaciais da EU.
O EIC Transition vai levar a cabo uma Open Call que termina a 18 de setembro.
EIC Accelerator
As candidaturas ao EIC Accelerator estão abertas em contínuo para a submissão do 1.º passo da candidatura (short proposal). Para a submissão do 2.º passo (full proposal) as datas são as seguintes:
Até 13 de março e 3 de outubro – Open Call: aceita candidaturas em qualquer área tecnológica.
Até 13 de março e 3 de outubro – Challenge Call aceita candidaturas nas seguintes áreas:
– IA generativa centrada no ser humano produzida na Europa;
– Mundos virtuais e interação aumentada em aplicações de grande impacto para apoiar a concretização da Indústria 5.0;
– Utilização de componentes de tecnologia quântica e de ponta inteligente; de alimentos provenientes de fermentação de precisão e de algas;
– Terapias baseadas em anticorpos monoclonais para novas variantes de vírus emergentes;
– Fontes de energia renováveis e toda a sua cadeia de valor, incluindo o desenvolvimento de materiais e a reciclagem de componentes.
O Programa de Trabalhos de 2024 apresentou uma série de simplificações e melhorias como a introdução do Lump Sum no processo de financiamento e da abertura das candidaturas ao Transition a resultados Horizonte Europa.
Serão promovidos dois InfoDay dedicados aos potenciais candidatos. A 15 de janeiro de 2024, entre as 09h00 e as 17h15, será apresentado o novo Programa de Trabalhos com uma visão panorâmica dos três principais instrumentos de financiamento disponibilizados pelo EIC. O dia seguinte, 16 de janeiro, entre as 08h30 e as 13h15, será dedicado aos desafios do EIC Accelerator.
Consulte mais informações aqui.
A lista de membros do EIC Board para o novo mandato de dois anos já foi publicada e conta com Teresa Neves, investigadora no INL e na Aalbog University. O EIC Board tem um papel central na orientação da estratégia e execução do EIC, prestando aconselhamento sobre a estratégia, o programa de trabalho e os portfolios temáticos.
Encontre a lista de membros aqui.
O EIC, lançado em março, apoia o financiamento de projetos deep tech com ideias inovadoras e a ambição de escalar o negócio a nível mundial. São 10b€ para financiar projetos deep tech disruptivos que tragam grandes benefícios à sociedade e à economia e tenham o potencial para criar novos mercados. O instrumento estrela é o Accelerator, criado para escalar os projetos empresariais mais disruptivos a nível mundial, com bolsas de desenvolvimento tecnológico e validação até 2,5M e equity para escalar o negócio até 15M€. Os outros dois instrumentos são o Pathfinder e o Transition.
Para Portugal, o EIC é uma oportunidade para reter negócios deep tech de origem nacional, atrair talento e mão de obra qualificada e aumentar a exposição das PME de base tecnológica e de todo o ecossistema nacional a sistemas internacionais mais competitivos.
Notícia ANI