ESA lança desafio ao Instituto de Astrofísica para atribuir nome a telescópio
A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou um desafio ao Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) que consiste em sugerir um nome da astronomia em Portugal, para atribuir a uma das 26 câmaras telescópicas que fazem parte do observatório PLATO, uma missão espacial dedicada ao estudo de sistemas planetários e em que Portugal participa ativamente.
Neste âmbito, o IA criou uma ação de votação até 14 de julho, para a qual apela a participação de todos. Foram selecionadas 5 personalidades portuguesas nas quais se pode votar, nomeadamente: Teodoro de Almeida (1722 – 1804); José Monteiro da Rocha (1734-1819); Campos Rodrigues (1836-1919); Francisco de Miranda da Costa Lobo (1864-1945); e Manuel de Barros (1908-1971).
Estas personalidades foram pré-selecionadas de acordo com os critérios da ESA: ser o nome de alguém que tenha nascido em algum lugar dentro das atuais fronteiras do território português, tenha contribuído para a astronomia no nosso país, sobretudo para o estudo de estrelas e sistemas planetários, e não poderá ser uma pessoa ainda viva.
Participe e ajude a atribuir o nome de um português a um dos telescópios.
Mais informação na página do IA
notícia FCT