MISSÃO OCEANO E ÁGUAS DO HORIZONTE EUROPA
Candidaturas até 20 de setembro
A União Europeia reafirmou o seu compromisso no investimento em I&I, na área do oceano, nos dias 2 e 3 de março, no “Our Ocean Conference no Panamá”. Neste evento, foi anunciado um total de 816,5 milhões de euros (M€) para o financiamento em diversos setores como as Áreas Marinhas Protegidas (APM), a poluição marinha, as alterações climáticas, a pesca sustentável, a economia azul sustentável e a segurança marítima.
Este compromisso encontra-se refletido na Missão Oceano e Águas do Horizonte Europa que tem neste momento publicada a convocatória para 2023, com 11 tópicos a concurso, até dia 20 de setembro.
Portugal tem tido um desempenho muito bom nos concursos que já foram lançados no âmbito da Missão Oceano e Águas, tendo conseguido captar só em 2022 um total de 6,59 M€, correspondendo a 5,8% do orçamento total disponível. Num total de 19 participações de entidades nacionais em 11 projetos (dos 18 que foram financiados), destaca-se a coordenação nacional do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), num projeto de prevenção e mitigação da poluição marinha, com foco no material de pescas. Este segundo ano reforça a excelência portuguesa na área do oceano e águas, com uma taxa de sucesso de 57,9%, acima da média europeia (40,9%).
A ANI, no âmbito da Rede PERIN, acompanha em Portugal as Missões “Planeta” do Horizonte Europa.
Notícia ANI