Questionário do FUTURE4PRIMA sobre prioridades de I&I na gestão da água e agricultura no Mediterrâneo
O projeto FUTURE4PRIMA tem em curso um questionário dirigido às instituições de financiamento, instituições de investigação, ao setor privado e sociedade civil, para que identifiquem quais os desafios críticos e as áreas potenciais de inovação e cooperação para a região do Mediterrâneo, com ênfase na abordagem nexo água-energia-alimentos-ecossistema. A recolha de contributos termina a 11 de novembro de 2024.
O FUTURE4PRIMA é financiado pelo programa Horizonte Europa e pretende contribuir para o futuro da Parceria para a Investigação e Inovação (I&I) na Região Mediterrânica (PRIMA), do qual Portugal é membro, representado pela FCT, que vigora até ao final de 2028.
Primeiramente, o projeto FUTURE4PRIMA está a identificar as prioridades de investigação e inovação (I&I) que podem fazer face aos desafios interligados das alterações climáticas, das pandemias e dos conflitos, que afetam os recursos (água, solo, energia), já limitados na região do Mediterrâneo.
Os impactos climáticos, tais como a alteração dos padrões de precipitação e os fenómenos meteorológicos extremos, juntamente com o crescimento da população, a urbanização e o desenvolvimento económico, sobrecarregam ainda mais os recursos. A abordagem destas questões requer uma compreensão abrangente dos ecossistemas, do património cultural e das condições socioeconómicas da região, que podem ser abordados através de iniciativas de colaboração em I&I.
Os resultados deste questionário darão orientações ao FUTURE4PRIMA e à iniciativa PRIMA na identificação das prioridades de investigação e inovação para a continuidade do PRIMA, através do PRIMA 2 (2028-2035).
Para além deste inquérito, poderão ser organizados seminários complementares, que serão divulgados pelos respetivos países promotores, e que constituirão uma plataforma adicional para as partes interessadas debaterem e afinarem as prioridades identificadas a nível nacional.
Para mais informações, disponíveis na página do FUTURE4PRIMA.
Notícia FCT