Portugal atinge a marca de 109 milhões de euros de financiamento do Conselho Europeu de Investigação
O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) anunciou a, 3 de dezembro, os 328 projetos selecionados no concurso ERC Consolidator Grant 2024, que visa financiar investigadores/investigadoras que se encontram numa etapa de consolidação das suas equipas de investigação. Nesta lista, há três projetos de investigadores/investigadoras a desenvolver a sua investigação em Portugal, e cujo financiamento ascende a seis milhões de euros (dois milhões de euros por projeto).
Com estes resultados, a investigação desenvolvida em instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) atinge a marca de 109 milhões de euros em financiamento através dos concursos do ERC a decorrer em instituições nacionais desde o início do Horizonte Europa (2021), o programa-quadro de financiamento europeu de investigação e inovação para o período de 2021-2027.
Os vencedores e vencedora do Consolidator Grant 2024 a desenvolver investigação em Portugal são:
- Rui Domingues, 3Bs/Universidade do Minho, com o projeto FORTIFy “Gating cell force sensors with tailor-made nanoswitches to restore tendon tissue function”;
- Clara Pereira, REQUIMTE/LAQV/Universidade do Porto, com o projeto SelfEnergyDriver, “3-in-1 Self-Powered Hybrid Energy-Driven Wearable Technologies: Unifying Energy Harvesting and Storage”;
- Tomos Proffitt, ICArEHB/Universidade do Algarve, com o projeto WRAP, “Western Rift Archaeology and Palaeoenvironment Project”.
Resultados da Diáspora Portuguesa
Existem ainda três projetos liderados por três investigadores portugueses a desenvolver a sua atividade no estrangeiro, totalizando um financiamento de 6,3 milhões de euros:
- Duarte Figueiredo, Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas, com o projeto NoSexSeed, “Engineering pollen-independent seed and fruit production in crops”;
- Carlos Mota, Universidade de Maastricht, com o projeto NEPHRON, “Nurturing Environment – BioPrinting Human Renal Organ Networks”;
- Jorge Fernandes, Instituto de Políticas e Bens Públicos/CSIC Madrid, com o projeto SEE, “Seeing and Being Seen: Representation in Proportional Systems”.
A FCT coordena a representação e participação nacional no Conselho Europeu de Investigação e, tal como comunicado no 1º Encontro ERC Portugal, tem vindo a desenvolver um conjunto de programas abrangendo os vários ciclos da participação nacional nos concursos do ERC. Destaca-se o ERC-PT Pre-Assessment, ERC-PT A-Projects, e o ERC-PT Careers.
Notícia FCT