Estão abertas as candidaturas a 8 tópicos de 5 calls no programa H2020 – Infraestruturas de Investigação.
Encontram-se em discussão os tópicos H2020 – Infraestruturas de Investigação para o ano 2020. Estes deverão incluir novos instrumentos de apoio a comunidades avançadas nas áreas de aceleradores e detectores de partículas, sincrotrões, nanomateriais e atmosfera, bem como apoio continuado à European Open Science Cloud (EOSC) e centros de excelência de HPC.
Foi alcançado o acordo para a construção do cabo EllaLink, que ligará as redes de comunicação de dados da Europa (GÉANT) e da América Latina (Red Clara). O cabo de fibra óptica, que ligará Sines a Fortaleza, tem o início da operação planeado para 2020.
No mês de dezembro, 2 das maiores infraestruturas de investigação europeias – ESRF e LHC/CERN – cessaram temporariamente operações, para efectuar actualizações que permitirão novas descobertas a partir de 2020/2021.
Estão abertas calls para acesso transnacional a Infraestruturas de Investigação em vários projectos. Destaco as deadlines mais próximas, nos projectos/infraestruturas EPPN2020 (28 de janeiro), EurOPDX (31 de janeiro), RadioNet (1 de fevereiro), MAX IV Commissioning expert call (7 de fevereiro), ASSEMBLE Plus (17 de fevereiro), HPC-Europa3 (21 de fevereiro), para além de projectos que têm a call aberta em contínuo: IPERION CH (várias facilities), ACTRIS, EUROCHAMP, AHEAD, ARIES, EUFAR, AIDA, iNEXT, EUNCL, ENSAR, RISIS, EUSMI, INSTRUCT, VetBioNet, EU FT-ICR MS, EnABLES, INSPIRE. Estão ainda abertas calls para acesso a vários laboratórios do Joint Research Centre (JRC).