20.ª Edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência

Young Woman looking through a microscope

As candidaturas à 20.ª edição das “Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência” decorrem entre 5 de setembro e 10 de outubro (até às 17:00, hora de Lisboa). O concurso, que é promovido pela FCT, a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO, realiza-se desde 2004 e já distinguiu 65 jovens investigadoras em Portugal.

A iniciativa visa apoiar os estudos avançados de investigação científica, a nível de pós-doutoramento, realizados numa instituição do sistema nacional de ciência e tecnologia, no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.

Esta prevista a atribuição de 4 medalhas de honra, no valor de 15 mil euros cada. Podem candidatar-se todas as mulheres que, à data de abertura do concurso, tenham obtido o grau de doutoramento há menos de cinco anos e que não completem mais de 35 anos até ao final de 2023. Para as candidatas que tenham filhos, está previsto o prolongamento do limite da idade, consoante o número de filhos, de um ano por cada filho.

As vencedoras da edição de 2022 desenvolveram a sua investigação sobre dispositivos cardíacos, diabetes tipo 2, glaucoma e recuperação de solo degradado, e foram, respetivamente, Andreia Trindade Pereira (i3S – Universidade do Porto), Joana Sacramento (Nova Medical School – Universidade Nova de Lisboa), Raquel Boia (iCBR – Universidade de Coimbra) e Sara Peixoto (Universidade de Aveiro).Para mais informações consulte a página do concurso.

Notícia FCT