Instituto Superior Técnico

Direção de Projectos

IST ERC Acceleration Programme

O IST ERC Acceleration Programme é um mecanismo de apoio interno aos docentes e investigadores para apoiar na preparação e submissão de propostas a projetos de investigação no âmbito do European Research Council (ERC), o mecanismo de financiamento de Investigação Científica de Excelência do Programa-Quadro de Investigação e Inovação H2020.

O ERC é o mecanismo de financiamento mais prestigiado do H2020, o financiamento disponível é elevado e os concursos são muito competitivos e, por isso, o Técnico procura disponibilizar, através do ERC Acceleration Programme um apoio continuado aos seus docentes e investigadores que visem apresentar uma candidatura.

O mecanismo de apoio é um programa de melhoria contínua e separa-se em 3 fases:

Uma Pré-avaliação que consiste em posicionar o candidato através da análise do seu CV e da Ideia Científica, submetidos a um painel interno de avaliação para posterior feedback. Após decisão de apresentação da proposta, ocorrerão reuniões com painel interno para apoio na escrita e preparação da proposta (leitura crítica, verificação condições elegibilidade, etc).

No período da Call decorre a escrita formal da proposta, com apoio continuado dos serviços do Técnico disponibilizados para o efeito (GATPI) e possíveis participações de consultores externos.

Na etapa Resultados, após a submissão da proposta e em caso de avaliação positiva, é fornecido apoio na preparação para a fase da entrevista (Núcleo de Desenvolvimento Académico). Serão analisados Indicadores de Resultados findo os processos de candidatura. O Processo repete-se para Calls de anos posteriores.

O IST ERC Acceleration Programme é gerido no GATPI. Qualquer questão por favor contacte gatpi@tecnico.ulisboa.pt.