Instituto Superior Técnico

Direção de Projectos

Horizonte Europa (2021-2027)

 – O Futuro Programa-Quadro de Investigação e Inovação

Este vídeo explica os objetivos do Horizonte Europa (Fonte)

Está a ser concebido o próximo programa-quadro de investigação e inovação, Horizonte Europa, um ambicioso programa de investigação e inovação de 100 mil milhões de euros que irá suceder ao Horizonte 2020. O orçamento proposto para 2021-2027 inclui 97,6 bilhões de euros no Horizonte Europa (3,5 bilhões de euros serão alocados no Fundo InvestEU) e 2,4 bilhões de euros para o Programa de Pesquisa e Treinamento da Euratom.  

Veja os seguintes documentos:

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HORIZONTE EUROPA

  • Reforçar a ciência e a tecnologia da UE graças ao aumento do investimento em pessoas altamente qualificadas e à investigação de ponta;
  • Fomentar a competitividade industrial da UE e o seu desempenho em inovação, apoiando especialmente a inovação geradora de mercado por meio do Conselho Europeu de Inovação e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia;
  • Cumprir as prioridades estratégicas da UE, como o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, e enfrentar os desafios globais que afetam a qualidade das nossas vidas.

O QUE HÁ DE NOVO?

  • Conselho Europeu de Inovação: balcão único para levar as ideias mais promissoras do laboratório para a aplicação no mundo real e apoiar as start-ups e empresas mais inovadoras para ampliar suas ideias. Fornecerá suporte direto aos inovadores por meio de dois principais instrumentos de financiamento, um para estágios iniciais e outro para desenvolvimento e implantação no mercado.
  • Missões de I&I em toda a UE: objetivos ambiciosos e ousados ​​para enfrentar questões que afetam nossas vidas. Os exemplos podem variar desde a luta contra o cancro, transporte limpo ou oceanos sem plástico. Serão concebidos em conjunto com os cidadãos, as partes interessadas, o Parlamento Europeu e os Estados-Membros.
  • A Ciência aberta tornar-se-á o modus operandi da Horizonte Europa. Irá além da política de acesso aberto do Horizonte 2020 e exigirá acesso aberto a publicações, dados e planos de gestão de dados de investigação.
  • Uma nova geração de parcerias europeias: o Horizonte Europa simplificará o número de parcerias que a UE co-programa ou cofinancia com parceiros como indústria, sociedade civil e fundações de financiamento.
  • Regras mais simples: Isso aumentará a segurança jurídica e reduzirá os encargos administrativos para os beneficiários e administradores do programa.

UM PROGRAMA CONSTRUÍDO PARA MAIOR IMPACTO

O novo programa será implementado através de três pilares:

MISSÕES NO HORIZONTE EUROPA

O Horizonte Europa incorporará missões de investigação e inovação para aumentar a eficácia do financiamento, perseguindo metas claramente definidas. A Comissão contratou especialistas em políticas para desenvolver estudos,casos de estudo e relatórios sobre como funcionará uma abordagem política orientada para a missão.

Foram identificadas cinco áreas de missão, cada uma com um conselho e assembleia de missão dedicados que ajudarão a especificar, projetar e implementar missões específicas na Horizonte Europa.

A PROPOSTA DA COMISSÃO PARA O HORIZONTE EUROPA

A Comissão publicou a sua proposta para o Horizonte Europa, o quadro jurídico, as fichas informativas, relatórios e calendário, como parte do próximo orçamento de longo prazo da UE, o quadro financeiro plurianual.

Várias fontes de avaliação foram tomadas em conta, incluindo a avaliação intercalar do Horizonte 2020, o relatório Lab-Fab-App (informalmente o relatório Lamy), estudos de prospeção e vários outros relatórios.