Instituto Superior Técnico

Direção de Projectos

Marie Skłodowska-Curie Actions

As acções Marie Skłodowska-Curie apoiam os investigadores em todas as fases das suas carreiras, independentemente da idade e nacionalidade. Este programa também apoia a cooperação entre a indústria e o meio académico e uma formação inovadora para aumentar a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira.

Como candidatar-se?

Seis passos para o financiamento do MSCA. Descubra aqui mais informações.

Quem se pode candidatar?

  • Investigadores individuais em conjunto com as organizações anfitriãs podem candidatar-se a bolsas individuais (IF);
  • Redes internacionais de organizações de investigação dos setores académico e não académico podem candidatar-se a redes de formação inovadoras (ITN) e intercâmbios de pessoas (RISE);
  • As organizações que financiam ou gerem programas de doutoramento ou de bolsas de estudo podem candidatar-se a programas de co-financiamento (COFUND);
  • Qualquer organização capaz de organizar um evento público para promover a ciência e a investigação pode candidatar-se à Noite dos Investigadores Europeus (NIGHT).

Se pretende candidatar-se, leia atentamente o próximo documento:

Consulte os guias abaixo para obter conselhos detalhados sobre como fazer uma proposta e solicitar financiamento do MSCA. Estes Guias baseiam-se nas regras e condições contidas nos documentos jurídicos relativos ao Horizonte 2020 (em particular o Programa-Quadro Horizonte 2020 e o Programa Específico, as Regras de Participação e os Programas de Trabalho).

Guias para os candidatos:

As bolsas individuais (IF) proporcionam oportunidades para adquirir e transferir novos conhecimentos e para trabalhar em investigação e inovação num contexto europeu (Estados-Membros da UE e países associados) ou fora da Europa.

O Intercâmbio de Pessoas de investigação e Inovação (RISE) financia intercâmbios de curto prazo de pessoas entre organizações académicas, industriais e comerciais em todo o mundo. Ajuda as pessoas a desenvolver os seus conhecimentos, competências e carreiras, ao mesmo tempo que cria ligações entre organizações que trabalham em diferentes sectores da economia, incluindo universidades, institutos de investigação e PME.

Redes de Formação Inovadoras (ITN): formação inovadora ao nível de doutoramento, que proporciona uma gama de competências para maximizar a empregabilidade.

O co-financiamento de programas regionais, nacionais e internacionais (COFUND) oferece às organizações apoio financeiro adicional para seus próprios programas de treino de investigadores e desenvolvimento de carreira.

Noite dos investigadores europeus (NIGHT): Esta ação destina-se a qualquer entidade jurídica capaz de organizar um evento e está estabelecida num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Horizonte 2020. Isto envolverá frequentemente a coordenação de parceiros regionais, nacionais ou internacionais. Por exemplo: organizações de investigação privadas e públicas, empresas, autoridades públicas, escolas, museus de ciência, organizações de pais e professores, centros de mobilidade da UE para investigadores, fundações ou os meios de comunicação social podem candidatar-se.

O próximo documento mostra em detalhe o número de participações de organizações e o orçamento concedido, bem como o número de mobilidades de investigadores envolvendo essas organizações, taxa de sucesso dos candidatos, principais organizações participantes em termos de contribuição da EU, organizações participantes em termos de número de participações e outras estatísticas.

 

Mais info: https://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/