88% dos bolseiros FCT têm sucesso na obtenção do grau de doutoramento

A FCT publicou um artigo internacional no F1000Research – espaço aberto de publicação de artigos de investigação, que resulta do estudo realizado sobre trajetórias profissionais de indivíduos que beneficiaram de uma bolsa de doutoramento da FCT.
Intitulado “Obtaining a Ph.D. in Portugal. Determinants of Success and Subsequent Career Paths”, o artigo é da autoria de Ana Ramos e Daniel Ferreira (que integram a Divisão de Estudos e Planeamento da FCT) e tem o objetivo de divulgar mais amplamente os resultados desse estudo, permitindo que investigadores que se dedicam a estudos análogos noutros contextos tomem conhecimento da situação em Portugal. Publicado na secção “Research on Research, Policy and Culture” da F1000Research, o artigo contribui ainda para o avolumar de evidência sobre a formação doutoral e os percursos profissionais de doutorados a nível internacional.
Através deste estudo, foram analisados os percursos profissionais de 5.800 ex-bolseiros de doutoramento, concluindo-se que 88% destes bolseiros concluíram o seu curso com sucesso. Um valor elevado e comparável com o de outros países da União Europeia, verificando-se também que a percentagem de sucesso é ligeiramente superior nas mulheres e nos bolseiros mais jovens à data de início da bolsa. No cômputo geral, 60% dos ex-bolseiros de doutoramento foram localizados em atividades de I&D no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A situação profissional varia de forma acentuada em função da data de início da bolsa e do tempo decorrido após o grau.
A versão final do artigo, bem como toda a interação resultante do processo de revisão, podem ser consultadas em Obtaining a PhD in Portugal. Determinants of… | F1000Research.
Notícia FCT