8ª EDIÇÃO DO PRÉMIO ECOTROPHELIA PORTUGAL PROCURA PRODUTOS ALIMENTARES ECO-INOVADORES PENSADOS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS – Candidaturas até 22 de maio de 2024

Candidaturas a decorrer até 22 de maio

A ANI, através do programa Born from Knowledge (BfK), associa-se, mais uma vez, ao Prémio Ecotrophelia Portugal, promovido pela PortugalFoods, para premiar o melhor projeto nascido do conhecimento científico.

Desafiam-se jovens universitários a desenvolver um produto alimentar eco-inovador. O período de candidaturas para a edição de 2024 arrancou na segunda-feira (dia 5) e decorre até 22 de maio.

Equipas multidisciplinares de 2 a 6 elementos, compostas por estudantes e investigadores do sistema científico e tecnológico nacional, estão convidadas a apresentar as suas propostas no Prémio Ecotrophelia Portugal. Os produtos finalistas serão apresentados na Competição Nacional e o vencedor irá representar Portugal, a nível europeu.

Os produtos alimentares a desenvolver deverá ser inovador e sustentável desde o conceito, passando pela formulação, o modo de produção, o packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.

Ao longo do processo, os jovens universitários terão a oportunidade de aceder a uma formação de 12h para o desenvolvimento do projeto e respetivo plano de negócios, fruto de uma colaboração entre a organização europeia e o EIT Food. O curso já se encontra disponível aqui.

O Prémio Ecotrophelia Portugal assume-se como um laboratório natural de inovação para o meio académico com o objetivo primordial de identificar e distinguir projetos criados por alunos e investigadores do Ensino Superior com capacidade de tornar o setor agroalimentar mais inovador, sustentável e competitivo.

Na edição passada, o grande vencedor foi a equipa Spirulife, constituída por estudantes de Biotecnologia Alimentar da Universidade de Aveiro, que deram a conhecer os seus gressinos verdes e em espirais, que unem brócolos, spirulina (microalga rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes) e flor de sal de Aveiro, incorporando igualmente sementes de chia. Os Spirulos, 100% veganos, saudáveis e preparados no forno, aproveitam o brócolo na totalidade, evitando o desperdício alimentar. Em adição, o seu processo industrial tem preocupações de sustentabilidade, utilizando menos água na confeção – fatores que pesaram na escolha do júri.

Esta será a oitava edição do Ecotrophelia em Portugal, organizada desde 2017 pela PortugalFoods com o apoio de diversas entidades do setor agroalimentar. A nível europeu, o concurso acontece desde 2008, tendo mobilizado mais de 4.000 estudantes e 500 instituições de ensino, resultando no desenvolvimento de mais de 860 produtos alimentares eco-inovadores, dos quais mais de 100 foram industrializados ou comercializados.