CANDIDATURAS ABERTAS | PRÉMIOS CIENTÍFICOS ULISBOA/CGD | ATÉ 23 FEV 2024

Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos | Candidaturas abertas até 23 de fevereiro de 2024

Está lançada a nova edição dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, que visam atribuir 26 Prémios e 52 Menções Honrosas. As candidaturas estão abertas até 23 de fevereiro de 2024 e adotam uma nova metodologia de avaliação.

Em 2024, a Universidade de Lisboa prossegue a sua missão de promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal. Serão lançados concursos, programas e iniciativas para promover o apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento, assim como premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação internacional de reconhecida qualidade e impacto.

A Universidade de Lisboa passou também a alinhar os seus processos de avaliação de candidatos aos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/CGD com as melhores práticas internacionais, promovendo simultaneamente metodologias de avaliação mais qualitativas, robustas e integradas. Entre outras alterações, destaca-se a inclusão do formato de CV narrativo, para uma avaliação abrangente, inclusiva e efetiva dos percursos dos docentes e investigadores a realizar atividade nas Unidades de Investigação na Universidade de Lisboa.

Os Prémios Científicos instituídos pela ULisboa em colaboração com a Caixa Geral de Depósitos, visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas e editoras internacionais de reconhecida qualidade premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação internacional de reconhecida qualidade e impacto.

Estes Prémios destinam-se a docentes e investigadores doutorados em efetividade de funções à data do final de candidatura, e bolseiros de pós-doutoramento, que exerçam atividade de investigação na Universidade de Lisboa há, pelo menos, dois anos, que sejam residentes em Portugal e satisfaçam os requisitos expressos no Regulamento.

Os Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos são atribuídos nas seguintes áreas:

Arquitetura, Design (incluindo Design de Moda, Design Gráfico, Design de Equipamento) e Arquitetura Paisagista;
Artes (Belas Artes, Multimédia, Artes Cénicas e do Espetáculo e Dança);
Ciências da Educação;
Ciências da Linguagem (Linguística, Tradução e Interpretação);
Ciências Jurídicas e Ciências Políticas (Direito, Ciência Política, Relações Internacionais e Administração Pública);
Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Etnologia, Demografia, Estudos de Género e Comunicação Social);
Economia e Gestão;
Geografia e Território (Geografia Física e Humana, Território, Urbanismo e Planeamento e Sistemas de Transportes);
História e Filosofia (incluindo Arqueologia, História e Filosofia das Ciências);
Literaturas e Culturas (Estudos Literários e Estudos de Cultura);
Psicologia;
Agronomia (incluindo Silvicultura e Tecnologia dos Alimentos);
Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia;
Ciências Biomédicas;
Ciências da Computação e Engenharia Informática;
Ciências da Terra e Geofísica;
Ciências Veterinárias;
Engenharia Civil;
Engenharia do Ambiente e Energia.
Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial (Aviónica);
Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial (Aeronaves);
Física e Materiais;
Matemática Pura e Aplicada;
Motricidade Humana (incluindo Reabilitação, Ciências do Desporto e Educação Física);
Química e Engenharia Química;
Saúde (Medicina, Medicina Dentária, Farmácia e Enfermagem).

As candidaturas serão feitas através do sistema Fénix.
Formalize a sua candidatura AQUI.

Edital (PDF)
Regulamento (PDF)
Despacho de nomeação de Júri (PDF)
Classificação ULisboa Editoras de Livros e Capítulos de Livro (PDF)