COMISSÃO EUROPEIA FINANCIA I&D NACIONAL NO CLUSTER 3 DO HORIZONTE EUROPA

5,25 M€ para 14 projetos com participação portuguesa

A Comissão Europeia atribuiu financiamento de 5,25 milhões de euros (M€) a entidades portuguesas que participarão em 14 projetos de I&D de colaboração internacional, no âmbito do Cluster 3 – Segurança Civil para a Sociedade, do Horizonte Europa.

No total, foram submetidas 93 propostas com participação portuguesa, das quais 14 foram selecionadas, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 15% face à taxa global de 11%. Cerca de 42% do orçamento total atribuído a entidades nacionais foi captado por empresas, incluindo Pequenas e Médias Empresas (PME) e cerca de 37% do mesmo orçamento foi captado por entidades classificadas como “outros”, que inclui municípios e ministérios relevantes na área da segurança civil. Destaca-se ainda a coordenação de três projetos por entidades nacionais (INOV, Ministério da Justiça e Universidade do Minho).

Nos projetos financiados participam 14 entidades nacionais, entre as quais, e no papel de utilizadores finais, a Polícia Judiciária, que coordena o projeto ENACT – European Network Against Crime and Terrorism, e a Polícia de Segurança Pública, que participa em dois projetos de combate ao crime e terrorismo; o Ministério da Defesa Nacional  num projeto sobre segurança e gestão de fronteiras marítimas; e a Escola Nacional de Bombeiros que participará em 2 projetos, um dos quais com foco na compreensão dos cidadãos e das suas reações em caso de desastre.

No programa-quadro para a Investigação & Inovação da Comissão Europeia, há uma entidade estreante, a empresa municipal pública Naturtejo – Empresa de Turismo EIM. A PME Factor Social é uma entidade que integra as Ciências Sociais Humanas, para aumentar a preparação e capacidade de gestão em caso de eventos de alto impacto, como terramotos, tendo captado para o seu projeto, 600 mil euros. Destaca-se ainda o INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas, Computadores e Inovação que coordena o projeto SafeNomads – Secure and Frictionless Identity for EU and Third Country National Citizens e a Universidade do Minho que coordena o projeto NBS INFRA – City Nature Based Solutions Integrations to Local Urban Infrastructure Protection for a Climate Resilient Society.

Este financiamento tem como principal objetivo impulsionar a investigação e a inovação no domínio da segurança civil que pretende contribuir para o desenvolvimento de capacidades, tecnologias e soluções que possibilitem, no futuro, colmatar as lacunas identificadas pelos decisores políticos, pelos profissionais e pelas organizações da sociedade civil.

Estes resultados referem-se às 6 convocatórias de 2022 deste cluster nas áreas de: Combate ao Crime e ao Terrorismo, Gestão de Fronteiras, Cibersegurança, Sociedades Resilientes ao Desastre, Infraestruturas Resilientes e Apoio à Investigação e Inovação em Segurança.

O tema Segurança Civil para a Sociedade é acompanhado, em Portugal, pela ANI, no âmbito da rede PERIN.