Concurso CaixaResearch 2023 premeia 11 projetos portugueses

CaixaResearch Health Call 2023 La Caixa Foundation

Já são conhecidos os 11 projetos de investigação em biomedicina e saúde liderados por instituições de ensino superior e centros de investigação portugueses que venceram a edição de 2023 do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde da Fundação ”la Caixa”.

Selecionados de entre 152 candidaturas, irão, no seu conjunto, receber um total de 7,9 milhões de euros para abordar desafios da saúde, como o das doenças infeciosas, sobre o qual incidem quatro dos selecionados. O concurso também premiou três projetos portugueses relacionados com as neurociências, dois relacionados com as doenças cardiovasculares e metabólicas, um projeto ligado à oncologia e um projeto centrado no desenvolvimento de tecnologia facilitadora num dos campos descritos anteriormente.

Esta iniciativa ibérica é realizada, em Portugal, através da associação da FCT aos concursos CaixaResearch de Investigação em Saúde, que numa lógica de matching funds permitiu apoiar  5 projetos adicionais liderados por instituições portuguesas, num total 11 projetos portugueses selecionados nesta edição, com 3,7 milhões de euros.

Conheça os projetos premiados e financiados em parceria com a FCT:

• Decifrar o efeito da leucemia no sistema imunitário para além da doença – Nuno Rodrigues dos Santos, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), Universidade do Porto. Financiamento total: 981 307,27 euros.
  • Novas estratégias para combater a resistência aos antibióticos em bactérias gram-positivas – Didier Cabanes, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), Universidade do Porto. Financiamento total: 499 950 euros.
  • Ferramentas de medicina personalizada para melhorar o diagnóstico precoce da hipercolesterolemia familiar – Mafalda Bourbon, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI). Financiamento total: 999 912 euros.
  • Nova estratégia para clarificar e controlar a comunicação intercelular para promover a regeneração do cérebro após uma lesão – Christa Rhiner, Champalimaud Centre for the Unknown. Financiamento total: 899 298,20 euros.
  • Regulação imunitária do músculo esquelético para melhorar a saúde metabólica e a resposta ao exercício durante o envelhecimento – Pedro Sousa-Victor, Instituto de Medicina Molecular de Lisboa. Financiamento total: 499 835,60 euros.

O concurso Concurso CaixaResearch apoia projetos de investigação de base, clínica e translacional de excelência científica e com impacto social nas áreas de estudo das doenças cardiovasculares e infeciosas, da oncologia e das neurociências, assim como projetos que desenvolvem tecnologias facilitadoras nestas áreas.