ERC financia projeto FRONTIERS com participação portuguesa

O projeto FRONTIERS, candidato ao primeiro concurso da Iniciativa Jornalismo de Ciência e proposto por um consórcio de quatro parceiros internacionais, em que se inclui a Universidade NOVA de Lisboa, foi selecionado para financiamento no montante de 1,5 milhões de euros pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla inglesa).

O projeto FRONTIERS irá apoiar as estadias de jornalistas de ciência em instituições de investigação em toda a Europa, entre 2023 e 2027, por períodos de 3 a 5 meses. O consórcio que irá gerir o projeto e promover estas ações de mobilidade inclui, para além da Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade Pompeu Fabra (Espanha), o Centre for Ethics in Science and Science Journalism (Itália), e a empresa Enspire Science (Israel), que coordena o projeto. Os mentores da candidatura deste projeto pela parte portuguesa são Ana Sanchez (ITQB NOVA) e António Granado (NOVA FCSH/ICNOVA).

A Iniciativa de Jornalismo de Ciência é um programa criado pelo ERC com o objetivo promover a independência jornalística e a cobertura da investigação de ponta em todas as áreas do conhecimento. Irá proporcionar ações de formação sobre a cobertura jornalística da ciência, promovendo também a aprendizagem mútua entre jornalistas e investigadores. O projeto também deverá cumprir com a ambição de desenvolver um modelo colaborativo sustentável e com uma visão de longo prazo.

Para além do objetivo principal de apoiar o jornalismo de ciência independente, o ERC espera que este programa de financiamento possa contribuir para a confiança do público na ciência, para combater a desinformação e melhorar a resiliência social contra a desinformação. As instituições de I&D, em todas as áreas do conhecimento, poderão participar neste programa.

Notícia publicada pelo ERC disponível aqui.