FCT lança Programa ERC Portugal Pre-Assessment

A FCT lançou esta segunda-feira, dia 19 de junho, um novo eixo do programa ERC-Portugal, denominado ERC Portugal Pre-Assessment. Trata-se de um serviço de avaliação por pares, que a FCT disponibilizará aos investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem em fase de preparação de candidaturas aos concursos de projetos do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla inglesa).

O ERC Portugal Pre-Assessment seguirá as melhores práticas internacionais de avaliação por pares, no qual o modelo de pré-avaliação espelhará critérios de avaliação e perfis de avaliador do ERC. Este novo programa pretende constituir-se como um importante instrumento para melhorar a qualidade das propostas nacionais e dos seus processos de preparação. O seu objetivo final será o de elevar o número de candidaturas nacionais aos concursos do ERC e uma maior naturalização na submissão de propostas a esta que é principal agência europeia de financiamento à investigação.

As propostas serão avaliadas segundo os critérios de avaliação do ERC para respetivo concurso, sendo as avaliações realizadas por peritos internacionais, com perfis de elevada experiência em processos de avaliação, preferencialmente como membros de painel nos concursos ERC.

Este programa permitirá apoiar submissões já para o próximo concurso ERC Starting Grants, cujo prazo de candidaturas terminará em 24 de outubro de 2023. Para o efeito, o primeiro ciclo de pré-avaliação das propostas ao ERC Portugal Pre-Assessment decorre até ao dia 20 de julho de 2023 (quinta-feira). Os relatórios de pré-avaliação das propostas serão enviados aos investigadores até 25 de setembro de 2023, sensivelmente um mês antes de terminar o período para a submissão de propostas ao concurso ERC Starting Grants, de forma a constituir-se como um contributo efetivo à conclusão do processo de preparação da candidatura a submeter ao concurso ERC.