HORIZONTE EUROPA – EUROPEAN INNOVATION ECOSYSTEMS (EIE)

Estão abertos quatro concursos no âmbito dos European Innovation Ecosystems (EIE) do Horizonte Europa, nas áreas “Destination CONNECT: Interconnected Innovation Ecosystems” e “Destination SCALEUP: Elevating the scalability potential of European business”.

A convocatória CONNECT “Preparatory action for setting up joint programmes among innovation ecosystems actors” pretende contribuir para o diálogo e facilitar a cooperação a nível europeu entre entidades públicas e privadas no desenvolvimento de um ecossistema europeu de inovação mais dinâmico, inclusivo e interconectado. A segunda convocatória CONNECT “Building capabilities in innovation procurement” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias para o estabelecimento de um sistema sustentável de compras públicas de inovação. As candidaturas a estes concursos podem ser submetidas até ao dia 26 de outubro.

As convocatórias da área SCALEUP Expanding Acceleration Ecosystems” “Scaling up deep tech ecosystems” aceitam candidaturas até ao dia 10 de novembro e pretendem promover a ligação e transferência de conhecimento e boas práticas entre ecossistemas de regiões classificadas com diferentes graus de inovação e incentivar o desenvolvimento de ecossistemas deep tech, na envolvente das infraestruturas de I&D pan-europeias, respetivamente.

Os European Innovation Ecosystems são um Programa de Trabalhos integrado no Pilar 3 “Innovative Europe” do Horizonte Europa, que compreende o financiamento de  atividades de apoio ao fortalecimento, conectividade e inclusão dos ecossistemas de investigação e inovação europeus.

Os principais beneficiários destas ações são todos os organismos relevantes de ecossistemas de inovação que atuam no âmbito da “hélice quádrupla” (Universidades, Governo, Empresas e Sociedade), incluindo os organismos de suporte aos ecossistemas de inovação nacionais, regionais e locais (e.g., agências de inovação, incubadoras, aceleradoras, clusters de competitividade, infraestruturas tecnológicas, redes de suporte ao negócio, agentes de inovação social, etc ), e outras entidades públicas e privadas (e.g., PMEs inovadoras, start-ups, empresas públicas, academia, RTOs, centros de interface tecnológico, investidores, fundações, associações e a sociedade civil, etc).

Conheça o programa de trabalhos e destinatários das ações dos European Innovation Ecosystems aqui.

Candidaturas e mais informação aqui.