Horizonte Europa: Portugal capta mais 36 milhões de euros em projetos

Resultados recentes do Horizonte Europa, referentes aos últimos concursos de 2022 e primeiros de 2023, permitiram captar mais 36 milhões de euros em concursos do Conselho Europeu de Investigação, Ações Marie Sklodowska-Curie, Infraestruturas de Investigação e no programa Widening & ERA, programas cujo apoio à comunidade científica nacional é coordenado pela FCT dentro do contexto da rede PERIN.

Conselho Europeu de Investigação (ERC)

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) selecionou duas propostas lideradas por investigadores a desenvolverem a sua atividade em Portugal que se encontravam em lista de reserva dos concursos Consolidator Grant e Advanced Grant de 2022. Pedro Leão, investigador do CIIMAR e docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, terá 2 milhões de euros para reforçar investigação na área da biotecnologia. De recordar que Pedro Leão foi também financiado em 2017 pelo ERC, no âmbito do Starting Grant. Ana Vaz Milheiro, investigadora no Dinâmia’CET-IUL e no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, será financiada em 2,5 milhões de euros para dar uma nova dimensão ao trabalho que tem vindo sobre arquitetura colonial produzida na antiga diáspora portuguesa. Ana Vaz Milheiro coordena também a ação COST “European Middle Class Mass Housing”.

No segundo prazo de recolha de candidaturas do concurso de 2023 do ERC Proof of Concept (PoC), Ana Rita Duarte, docente na NOVA e investigadora no REQUIMTE, obteve financiamento para o projeto “Improve the shelf life of perishable goods through stabilization of vitamins”. Ana Rita Duarte obtém a sua segunda PoC no Horizonte Europa.

Com estes resultados Portugal atinge a marca de 70 milhões de euros captados no âmbito do ERC nos dois primeiros anos de concursos. No anterior programa-quadro Horizonte 2020 (2014-2020), o país captou cerca de 150 milhões de euros.

Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA)

As MSCA aprovaram 30 programas cofinanciados (16 doutorais e 14 pós-doutorais) no âmbito do concurso MSCA COFUND, dos quais 5 incluem entidades nacionais. No concurso MSCA Staff Exchanges, as instituições portuguesas conseguiram captar 4 M€. Do total de 73 projetos aprovados, 24 deles contam com a participação de 40 entidades nacionais, e cerca de metade representa o setor não académico.

Nos concursos MSCA, Portugal captou nos últimos anos cerca de 2% do financiamento competitivo, um aumento face ao Horizonte 2020, em que o valor se situava nos 1,6%.

Infraestruturas de Investigação (RIs)

Nos concursos de 2023 do programa das Infraestruturas de Investigação foram selecionados para financiamento 50 projetos. Destes, 26 projetos têm a participação de 48 parceiros nacionais. Destacam-se dois projetos com coordenação portuguesa, Microbes-4-climate coordenado pela Universidade do Minho, e AQUASERV, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve. No total, são cerca de 9,7 milhões de euros de financiamento europeu captados por todas as entidades nacionais, o que corresponde a aproximadamente 3% do total de financiamento atribuído.

Widening & ERA (Teaming, European Excellence Initiative, COST, ERA)

Em junho foram selecionadas 70 novas ações COST, cinco das quais com coordenação nacional. Duas das coordenações nacionais são lideradas por beneficiárias de financiamento no âmbito do ERC, Manuela Gomes e Susana Soares. As ações coordenadas por Portugal são as seguintes:

• BEekeeping products valorization and biomonitoring for the SAFEty of BEEs and HONEY, por Andreia Freitas (INIAV);
  • Randomised Optimisation Algorithms Research Network, por Carlos Fonseca (CISUC, Universidade de Coimbra);
  • Exploiting Plant-Microbiomes Networks and Synthetic Communities to improve Crops Fitness, por Maria Conceição Santos (REQUIMTE, Universidade do Porto);
  • Future of plant-based food: Bridging the gap of new proteins and FLAVOURsome, por Susana Soares (Universidade do Porto);
  • TEndon Regeneration NETwork, por Manuela Gomes (i3Bs, Universidade do Minho);

O concurso do Widening European Excellence Initiative atribuiu 4,5 milhões de euros de financiamento em 4 projetos, dois dos quais representam coordenações da Universidade Lusófona (WIRE – Widening Innovation+Research Excellence in FilmEU) e da Universidade de Lisboa (Raise excellence in R&S&I in HEI for widening countries). Estes projetos irão desenvolver-se no âmbito das redes de universidades europeias FILMEU’s – European Universities Alliance For Film And Media Arts, e UNITE – University Network For Innovation Technology And Engineering, respetivamente. Este volume de financiamento corresponde a 8% do financiamento total atribuído no concurso.

Os concursos relativos à consolidação do espaço europeu de investigação financiaram 17 projetos no valor total de 35,7 milhões de euros. Portugal integra 5 desses projetos (captando 0,5 M€), incluindo um projeto com coordenação da INOVA+ sobre o envolvimento da sociedade civil na produção de novo conhecimento (Curating, Replicating, Orchestrating, and Propogating Citizen Science across Europe).

Foi também formalizada a aprovação do projeto The Gene Therapy CoE at the Center of Portugal (GeneT), coordenado pela Universidade de Coimbra, no âmbito do concurso Teaming for Excellence, e que se encontrava em lista de reserva. A Universidade de Coimbra irá beneficiar de um total de 13 milhões de euros de financiamento europeu.

Este projeto junta-se aos dois já formalizados, “NOVA Institute for Medical Systems Biology” e “iMM-CARE: Boosting clinical research for the benefit of society”. Em conjunto, estes projetos poderão beneficiar de um total de cerca de 38 milhões de euros de financiamento europeu para os próximos 6 anos. No H2020 foram financiados dois projetos que se encontram em fase de implementação: BIOPOLIS (Associação BIOPOLIS) e MIA-Portugal (Universidade de Coimbra).