Lançamento do Telescópio Espacial Euclid

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que para o dia 1 de julho, sábado, às 16h12m, hora de Portugal Continental, está previsto o lançamento do telescópio espacial Euclid, que irá lançar luz sobre o lado escuro do Universo.

Com financiamento da FCT e através do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nos últimos 11 anos Portugal contribuiu de forma crítica para o planeamento desta missão, que terá a duração de seis anos.

Trata-se da primeira missão espacial que procura compreender o que está a acelerar a expansão do Universo, o que poderá trazer algumas descobertas sobre a força da gravidade. Desta forma, o telescópio espacial Euclid vai observar durante seis anos mais de um terço do céu – uma área quase 100 vezes superior à área observada pelo Telescópio Espacial Hubble em quase três décadas. Serão utilizados dois métodos de estudo, nomeadamente o desvio da trajetória da luz provocado pela matéria no Universo e a aglomeração de galáxias.

Esta missão possibilitará também mapear a distribuição espacial, a três dimensões, da matéria escura, por forma a construir o mais vasto e exato rastreio tridimensional do Universo alguma vez realizado.

Desde 2012 que Portugal participa no Consórcio Euclid, contribuindo para o planeamento completo das cerca de 50 000 observações que serão efetuadas pelo telescópio durante a missão. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa têm tido um papel central no grupo de rastreios da missão (Euclid Survey Group – ECSURV), tendo produzido o software que gera o cronograma das orientações do telescópio no espaço e os tempos de observação para o calendário da missão.

Mais informação em ESA – Missão Euclid