Novo Concurso de I&DT em Copromoção – Parcerias internacionais

“Durante o mês de fevereiro, o PORTUGAL2020, a ANI e a FCT irão abrir um concurso para financiar projetos em copromoção entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I.

O lançamento deste concurso marca a terceira fase das Parcerias Internacionais com a Universidade de Carnegie Mellon, o MIT e a Universidade do Texas em Austin (UT Austin), que começou em 2018 e se estende até 2030. O orçamento previsto é de 18 M€. e as candidaturas deverão ser submetidas através do Balcão Portugal 2020.

Pretende-se atribuir às empresas nacionais o papel de dinamizadoras das redes e de projetos colaborativos, com o apoio das instituições de I&D portuguesas e tirando partido da experiência e do conhecimento das universidades norte-americanas. O objetivo é construir um modelo em que as empresas nacionais liderem o processo de modernização do tecido económico, reforçando o ecossistema de inovação em Portugal.

Podem candidatar-se projetos em copromoção liderados por empresas portuguesas realizados em parceria com entidades académicas nacionais que contribuam para consolidar a iniciativa intergovernamental “Atlantic Interactions”. Pretende-se que os projetos ajudem a desenvolver ou consolidar parcerias com investigadores da Universidade de Carnegie Mellon, do MIT e da Universidade do Texas em Austin, num ou mais s tópicos dos respetivos programas, nomeadamente:

ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

No âmbito do Programa CMU-Portugal

• CIÊNCIA E ENGENHARIA DE DADOS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTOMÁTICA
  • MOBILIDADE E AUTONOMIA
  • DESIGN E ENGENHARIA APLICADOS A PROBLEMAS SOCIAIS COMPLEXOS

No âmbito do Programa MIT-Portugal

• CLIMA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
  • SISTEMAS TERRESTRES: DOS OCEANOS PARA O ESPAÇO
  • TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA
  • CIDADES SUSTENTÁVEIS

No âmbito do Programa UTA-Portugal

• INTERAÇÕES ESPAÇO-TERRA
  • FÍSICA MÉDICA PARA TERAPIAS EMERGENTES
  • COMPUTAÇÃO AVANÇADA, COMPUTAÇÃO QUÂNTICA, ANÁLISE DE DADOS E VISUALIZAÇÃO
  • NANO MATERIAIS PARA NOVOS MERCADOS

As candidaturas deverão ser submetidas num prazo de 3 meses após abertura do concurso.”

Noticia FCT: https://www.fct.pt/noticias/index.phtml.pt?id=412&/2019/1/Novo_Concurso_de_I&DT_em_Copromo%C3%A7%C3%A3o_%E2%80%93_Parcerias_internacionais