PARTICIPAÇÃO NACIONAL NO HORIZONTE EUROPA: RESULTADOS DOS CONCURSOS DE 2023 DAS MISSÕES EUROPEIAS CLIMA, CIDADES, OCEANO&ÁGUAS E SOLO

17,8 M€ atribuídos a 18 projetos com participação nacional

A Comissão Europeia atribuiu, no âmbito de 6 concursos de 2023 das 4 Missões Europeias do Horizonte Europa de apoio ao Pacto Ecológico Europeu (as missões Clima, Cidades, Oceano&Águas e Solo), cerca de 17,8 milhões de euros (M€) a 18 projetos com participação de entidades portuguesas.

No total, dos concursos lançadas pelas Missões em 2023, Portugal participou em 117 candidaturas, das quais 18 foram aprovadas para financiamento, representando uma taxa de aprovação de 15,4%. Há 63 participações nos projetos selecionados envolvendo 53 entidades nacionais diferentes, 2 das quais como coordenadoras dos projetos. Os projetos com coordenação nacional são:

• projeto LivingSoiLL, coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), envolve um consórcio internacional de 50 entidades académicas e empresarias, onde há 17 parceiros portugueses. Com um orçamento total de cerca de 12M€ (40% do qual atribuído a entidades portuguesas), o projeto LivingSoiLL, é o primeiro projeto desta Missão para o estabelecimento de ‘Living Labs’ (LLs, Laboratórios Vivos) na Europa e pretende criar 5 LLs (em PT, FR, ES, IT e PL) centrados em culturas permanentes (vinhas, olivais, castanheiros, avelãs e pomares de maçã), compreendendo, pelo menos, 50 locais de demonstração e 10 estruturas de referência, e envolvendo a participação ativa de mais de 2.000 atores locais numa abordagem aplicada em contextos da vida real.
  • projeto TERRASAFE, com a coordenação nacional da Universidade de Aveiro, possui um consórcio internacional de 18 entidades académicas e empresarias e mais 1 parceiro português. Com um orçamento total de cerca de 7M€, o projeto TERRASAFE tem como principais objetivos capacitar as comunidades no sul da Europa e do norte da África para enfrentar a desertificação através de inovações sociais e tecnológicas, procurando combater diferentes formas de desertificação em cinco áreas piloto e promovendo a co-criação de soluções numa abordagem multi-ator.

Neste 3º ano de concursos das Missões, é de destacar o sucesso nacional na Missão Solo com 6 projetos aprovados, 2 dos quais coordenados por entidades nacionais, representando o melhor ano de resultados nacionais nesta missão deste o seu início, com as entidades nacionais a captarem um pouco mais de 7,9M€ (cerca de 6% do orçamento total disponível neste concurso). Recordamos que em 2023, graças à parceria entre a ANI e a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), foram feitos esforços adicionais de promoção e apoio ao envolvimento nacional nos concursos da Missão Solo, que envolveram nomeadamente a organização de 3 eventos regionais (Coimbra, Évora, Vila Real).

Nas restantes Missões, é de destacar ainda os 5 projetos com participação nacional no concurso da Missão Oceano&Águas, com 12 participações nacionais que captaram 3,3 M€. Já na Missão Clima, com 16 participações de entidades nacionais em 4 projetos, captaram-se 4,3M€.  Na missão Cidades 1 entidade nacional participa num projeto deste concurso, captando cerca de 0,4M€. Sucesso ainda para o concurso que interliga as Missões Clima e Cidades, com 6 participações nacionais em 2 projetos, totalizando mais cerca de 1,9M€ para as entidades nacionais.

Desde o início do Horizonte Europa, Portugal já captou cerca de 52,4 M€, com 6 coordenações nacionais, e um total de 64 projetos nos concursos de apoio às 4 Missões de apoio ao Pacto Ecológico Europeu demonstrando a excelência e capacidade de internacionalização das entidades nacionais.