Portugal capta financiamento recorde no concurso europeu Marie Skłodowska-Curie Actions Doctoral Networks

noticia_msca

As instituições portuguesas captaram mais de 12 M€ no concurso de 2023 das Marie Skłodowska-Curie Actions Doctoral Networks (MSCA DN), o que corresponde a 2,73% do financiamento total. Apresentaram-se 1066 consórcios de instituições a concurso, tendo sido selecionadas para financiamento 128 propostas. Cinco das propostas vencedoras são coordenadas por instituições portuguesas: uma da Universidade Nova de Lisboa, duas da Universidade do Minho, uma da Universidade Coimbra e outra do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Globalmente, as instituições portuguesas participam em 32 consórcios vencedores.

As MSCA DN são um instrumento do Horizonte Europa para financiar programas de doutoramento internacionais, exigindo consórcios com um mínimo de três instituições de três países diferentes. Tal como as restantes ações Marie Skłodowska-Curie, visam a formação e o desenvolvimento da carreira dos investigadores através de três dimensões da mobilidade: entre países, entre o sector académico e não académico e entre disciplinas.

A captação de financiamento das instituições portuguesas neste instrumento do Horizonte Europa tem vindo a aumentar de modo consistente: em 2021 foram captados 6,61 M€, em 2022 7,91 M€ e em 2023 12,09 M€. A percentagem do financiamento total captado aumentou também, sendo de 1,63% em 2021, de 1,84% em 2022 e de 2,73% em 2023.

A taxa de sucesso nacional tem-se vindo também a aproximar da taxa de sucesso da média da União Europeia. No concurso de 2023 a taxa de sucesso das instituições portuguesas foi de 12,50%, muito próxima da média europeia de 12,71%.

O próximo concurso MSCA DN deverá estar aberto entre 29 de maio e 27 de novembro deste ano. À semelhança do que tem vindo a fazer em anos anteriores, a FCT irá fazer uma sessão de informação acerca deste concurso e, posteriormente, um workshop de escrita de propostas para candidatos. Ambas as iniciativas serão anunciadas em devido tempo através da contact list da FCT para o Horizonte Europa e da pagina de notícias da FCT.

A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas. É também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.