PORTUGAL CAPTOU 179,6 M€ DO PROGRAMA WIDENING DA UNIÃO EUROPEIA

Desde 2014, Portugal coordenou 172 projetos

No âmbito do programa Widening da União Europeia (UE), Portugal conseguiu captar 179,6 M€, num total de 202 projetos aprovados com 172 coordenações nacionais, para apoio à investigação e inovação.

A participação nacional neste programa, desde 2014, resultou na implementação de 5 Centros de Excelência em Portugal:

• O BIOPOLIS, na área da biodiversidade, da Associação BIOPOLIS;
  • O MIA-Portugal, na área do envelhecimento ativo, da Universidade de Coimbra;
  • O NOVA Institute for Medical Systems Biology, na área da saúde, da Universidade Nova de Lisboa;
  • O iMM-CARE, na área da saúde, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes;
  • O The Gene Therapy CoE at the Center of Portugal, na área da saúde, da Universidade de Coimbra.

O programa Widening é um dos instrumentos-chave para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação nacionais, promovendo parcerias de excelência ao nível internacional e contribuindo para o fortalecimento do Espaço Europeu de Investigação.

No Programa-Quadro Horizonte Europa, com início em 2021, Portugal conseguiu ver aprovados um total de 1082 projetos, correspondendo a um montante de 613 M€, até ao 1.º semestre de 2023, sendo que 68% deste montante foi captado por Centros de Investigação e Instituições de Ensino Superior.

No último programa-quadro (2014-2020), o financiamento foi de 97,7 milhões de euros (M€) e, desde 2021, durante o novo Programa-Quadro Horizonte Europa (2021-2027) já foram captados 81,9 milhões de euros (M€). A taxa de sucesso nacional também registou um aumento entre os dois programas-quadro, tendo subido de 25,7% para 39,3%, continuando a ser consecutivamente superior à média europeia, que ronda os 14-15%.

A COST, uma das ações do programa Widening, beneficiou com mais de 1500 investigadores anualmente e atraiu mais de 2000 investigadores estrangeiros para Portugal em ações de networking e mobilidade entre 2014 e 2022. A geração de emprego também registou aumentos entre os dois programas-quadro, em que das 200 oportunidades de emprego científico geradas desde 2014, cerca de metade surgiram desde 2021.

O programa Widening visa apoiar os países da União Europeia (UE) que registam indicadores abaixo da média europeia ao nível da investigação e inovação, com o objetivo de melhorar o seu desempenho nessas áreas.

No programa-quadro Horizonte 2020 (2014-2020), o acompanhamento da participação nacional do Widening foi feio pela ANI. A partir de 2021, já no âmbito do Horizonte Europa, o acompanhamento da participação nacional passou a ser assegurado pela FCT.

Notícia ANI