Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023 atribuído a dois projetos

Investigador a recolher amostras

Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023, na área da Conservação, restauro e monitorização da biodiversidade em Portugal, resulta de uma parceria entre a FCT e a Fundação Belmiro de Azevedo e vem distinguir dois projetos, selecionados após a avaliação das 44 candidaturas recebidas.

O primeiro lugar foi atribuído ao projeto “CCforBio  – Conservation corridors in woodlands: A win-win for biodiversity, wood production, and carbon sequestration”, que terá um financiamento de 207.698,00€ e cuja Investigadora Responsável, Bruna Raquel Figueiredo Oliveira, pertence à Universidade de Aveiro. Este projeto visa demonstrar o valor dos corredores de conservação em florestas de produção, através da restauração de uma galeria ripícola nas Matas Nacionais das Dunas de Quiaios (MNDQ), no litoral de Portugal, que ardeu em 2017 e é atualmente dominada pela espécie invasora Acacia longifolia.

Em segundo lugar ficou o projeto “Barrocal-Cave: Conservation, monitoring and restoration assessment of the world-class cave biodiversity hotspot in Portugal”. O financiamento atribuído é de 163.883,00€ e a Investigadora Responsável, Ana Sofia Pereira Serrenho Reboleira, pertence à FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências. O principal desafio deste projeto é a conservação da Gruta do Vale Telheiro, situada na zona do Barrocal do Algarve, que foi recentemente reconhecida como um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea. Pretende-se criar informação útil para a proteção da gruta, bem como um quadro para a sua futura avaliação ecológica, garantindo a sua sustentabilidade; além disso, está também prevista uma proposta de enquadramento legal para a proteção do habitat e das espécies mais relevantes.

O apoio financeiro a conceder aos dois projetos vencedores totaliza 371.581,00€ e cada uma das Fundações irá financiar 50% do total do prémio.

A parceria entre a Fundação Belmiro de Azevedo (FBA) e a FCT foi estabelecida através do Regulamento n.º 848/2023, publicado em Diário da República, 2ª Série a 3 de agosto de 2023 e tem como objetivo o apoio financeiro de Projetos de “Conservação, restauro e monitorização da biodiversidade em Portugal” até ao montante total de quinhentos mil euros.

FCT News