Prémio para as Ciências Sociais e Humanas sobre investigação nas áreas da deficiência e inclusão

Prémio para as Ciências Sociais e Humanas

Estão abertas as candidaturas para a edição de 2023 do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas, que distingue trabalhos de investigação de estudantes de mestrado e de doutoramento que contribuam para produção de conhecimento científico sobre deficiência e inclusão.

O prémio, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e apoiado pelo Centro de Educação e Formação Profissional Integrada (CEFPI), conta com a participação da FCT no júri que irá avaliar os trabalhos apresentados. Esta iniciativa pretende incentivar a investigação e a produção de conhecimento nestas áreas, combater a discriminação e promover a igualdade de oportunidades e a cidadania das pessoas com deficiência, diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas na inclusão. Pretende-se assim promover a participação das pessoas com deficiência, bem como os seus direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Este galardão foi lançado em 1998 e já distinguiu estudos em áreas que vão da educação à saúde, passando pela melhoria da oferta turística e pelos direitos das pessoas com deficiência.

O trabalho vencedor receberá um prémio no valor de 5.000,00€ atribuído pelo INR e as Menções Honrosas receberão um prémio não pecuniário, com o apoio do CEFPI.

As candidaturas encontram-se abertas até 13 de outubro. Consulte aqui toda a informação!