Primeiro evento ERC-Portugal decorreu na Universidade de Lisboa

O primeiro evento dedicado ao Programa ERC-Portugal da FCT decorreu na Reitoria da Universidade de Lisboa, no passado dia 2 de dezembro. Este encontro contou com a presença de Maria Leptin, Presidente do Conselho Europeu de Investigação (ERC), e da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, numa sessão com mais de 150 participantes.
Na abertura da sessão intervieram o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, a Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Madalena Alves, e a Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva. Luís Ferreira deu as boas vindas aos participantes, realçando que a Instituição que dirige e que acolheu o evento, representa 25% das bolsas ERC atualmente atribuídas. Madalena Alves referiu-se à recente subida no número de apoios concedidos neste programa, considerando que a mesma representa um crescimento na “capacidade e ambição” da ciência que se faz em Portugal.
A Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, salientou a importância de existir uma colaboração forte entre todos os estados-membros da União Europeia, numa altura em que “a ciência e a investigação são mais importantes que nunca” e que “só através da ciência a Europa pode atingir o seu inteiro potencial”.
Maria Leptin, mencionou a necessidade de reforçar a investigação guiada pela curiosidade dos investigadores, que tipicamente é financiada pelo ERC. Podendo não ter resultados imediatos, tem sido através dela que a humanidade tem resolvido grandes desafios e grandes problemas e Maria Leptin realçou o seu poder transformativo.
Na mesa-redonda, onde participaram a Secretária de Estado da Ciência, a Presidente do ERC e os investigadores André Martins, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, foi debatido o tema “Linking Science and Policy for a Carbon Neutral and Digital Europe“. A presidente da FCT moderou este painel, que promoveu uma reflexão em torno da ligação entre a ciência e a política, tendo em vista o futuro numa Europa mais digital e ambientalmente mais sustentável.
A sessão prosseguiu com uma apresentação de Francisco Santos, vice-presidente da FCT, que detalhou os diferentes incentivos e serviços do Programa ERC-Portugal, fazendo também um resumo da participação de Portugal no ERC e destacando a subida substancial no financiamento a projetos nacionais durante o programa Horizonte Europa. Foram ainda apresentados pelo Vice Presidente Francisco Santos os vários instrumentos de financiamento que a FCT coloca à disposição da comunidade científica.
O primeiro Evento ERC-Portugal teve transmissão online e está disponível para visualização no canal do Youtube da FCT:
Consulte o site da FCT para mais informações sobre o Programa ERC-Portugal.
Notícia FCT