Resultados da 3.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

Imagem Ilustrativa de Programação

A 3.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada alcançou uma taxa de aprovação de 86%, com 140 candidaturas selecionadas num total de 163 recebidas. Estes números indicam um recorde de projetos aprovados em comparação com as edições anteriores.

Engenharias, Física e Química são as três áreas científicas que mais acedem a estes recursos, verificando-se ainda assim uma tendência de crescimento nas áreas do Ambiente, Bioinformática e da Sociologia. Os 140 projetos aprovados representam o acesso a 50 instituições nacionais, 40 milhões de CPU core.horas e 46 mil GPU.horas atribuídas, com uma valorização dos projetos estimada em mais de 500 mil euros.

Os projetos aprovados vão ser realizados nas plataformas da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), que oferecem recursos de Computação de alto desempenho (HPC), Computação em Cloud Científica (SCC) ou Ambientes Virtuais de Investigação (VRE):

• Navigator do LCA-UC (Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra)
  • Oblivion e Vision do HPC-UÉ (Centro de HPC da Universidade de Évora)
  • Cirrus e Stratus da INCD (Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída)

Os beneficiários têm 6 ou 12 meses para executar os projetos HPC e SCC ou 24 meses para os projetos VRE. Os projetos dividem-se em 3 tipologias de acesso:

• A0 – Acesso Experimental, com 62 projetos (100% aprovação)
  • A1 – Acesso Preparatório/Desenvolvimento, com 47 projetos (96% aprovação)
  • A2 – Acesso Projeto/Regular, com 31 projetos (60% aprovação)

Além dos apoios disponibilizados pela RNCA, existe também uma parceria europeia, a EuroHPC, que tem concursos abertos de acesso aos supercomputadores europeus, como por exemplo o LUMI, o Vega ou o Meluxina.

A FCT promove anualmente concursos de Projetos de Computação Avançada, procurando aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, bem como contribuir para a inovação e transferência de conhecimento. A FCCN, Unidade da FCT, é responsável pela promoção do desenvolvimento da RNCA, através da coordenação de recursos nacionais de computação avançada, do estímulo à cooperação entre os vários centros envolvidos e do desenvolvimento de parcerias nacionais e internacionais com outras entidades.

Para mais informações sobre a Computação Avançada, consulte a página da RNCA ou contacte rnca@fccn.pt