Aberto programa de bolsas para promover aumento de jovens mulheres na área nuclear

women_in_nuclear

Encontra-se a decorrer o prazo de envio de candidaturas para obtenção de bolsas de estudo no âmbito do “Marie Sklodowska-Curie Fellowship Programme” (MSCFP) da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), referente aos anos académicos 2023/24 e 2024/25.

As bolsas destinam-se a estudantes do género feminino que pretendam frequentar programas de mestrado na área nuclear em universidades acreditadas e incluem a oportunidade de realização de estágios de 12 meses na AIEA.

O objetivo deste programa é apoiar jovens mulheres que estudam em domínios relacionados com a energia nuclear relevantes para o trabalho da AIEA. Pretende-se promover as utilizações seguras e pacíficas da ciência e tecnologia nucleares, tais como engenharia nuclear, física e química nucleares, medicina nuclear, técnicas isotópicas, biologia das radiações, segurança nuclear, proteção nuclear, não proliferação e direito nuclear.

O Programa de Bolsas de Estudo Marie Sklodowska-Curie (MSCFP) tem por objetivo ajudar a aumentar o número de mulheres no domínio nuclear, apoiando uma mão de obra inclusiva de homens e mulheres que contribuam e impulsionem a inovação científica e tecnológica mundial.

Portugal é país membro da AIEA desde 1957 e a FCT promove a participação da comunidade científica e tecnológica nacional no Programa de Bolsas de Estudo Marie Sklodowska-Curie.

As informações adicionais acerca do Programa e instruções sobre as candidaturas, estão disponíveis nesta página.