Promove 2024 financia projetos de I&D nas regiões do interior

Estão abertas as candidaturas à 6ª edição do Programa Promove – O Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a FCT. As candidaturas decorrem até 31 de janeiro de 2024.

Serão apoiados projetos e ideias destinados a valorizar as regiões do interior de Portugal, visando a promoção de projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento destas regiões, tendo por base o conhecimento e a inovação numa perspetiva de valorização dos recursos e competências locais e de reforço dos recursos humanos qualificados.

Os projetos piloto e as ideias deverão centrar-se nas áreas da gestão de recursos naturais, na criação de novos polos de desenvolvimento e inovação e na atração de turistas e novos residentes. Já os projetos I&D mobilizadores deverão estar enquadrados nos domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior, nomeadamente: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais.

Este concurso decorre anualmente e atribui apoios, a fundo perdido, até 150 mil euros a projetos piloto, 250 mil euros a projetos de I&D mobilizadores e 5 mil euros a ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários.

Nas cinco edições anteriores, o Programa Promove mobilizou perto de 11,8 milhões de euros em apoios a fundo perdido, beneficiando 70 projetos e 31 ideias inovadoras. Deste montante, 3,7 milhões foram assegurados pela FCT.

Mais informações aqui.