Rede europeia HERA e Programa CHANSE abrem Concurso Transnacional

People Connected by Lines

A rede Humanities in the European Research Area (HERA) e o Programa Collaboration of Humanities and Social Sciences in Europe (CHANSE) encontram-se a promover, até 21 de setembro 2023 (14h00 CET), um concurso para apresentação de propostas transnacionais conjuntas sobre o tema “Crises – Perspetivas das Humanidades”.

Os projetos de investigação podem ser desenvolvidos em torno de temas como: os diferentes entendimentos das crises; as crises e a reação humana; e a representação das crises. A duração dos projetos será entre 24-36 meses, encontrando-se previsto o financiamento por projeto até um montante máximo de 1.500.000 €.

Podem candidatar-se ao concurso, de forma individual ou em copromoção, empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, bem como entidades não empresariais do sistema de Investigação e Inovação (I&I), nomeadamente:

• Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
  • Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
  • Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
  • Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

A FCT é uma das agências nacionais de financiamento envolvidas no Joint Research Programme Crisis da HERA que, através destas iniciativas, procuram criar oportunidades para a investigação transnacional, colaborativa e orientada para as humanidades, as quais resultarão em novas perspetivas académicas, relevantes para os grandes desafios sociais, culturais e políticos que a Europa e o mundo enfrentam.

Mais informações na Página do Concurso HERA 2023.