Resultados Provisórios do Concurso para Projetos Exploratórios do Programa CMU Portugal

Já são conhecidos os resultados provisórios do Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa CMU Portugal, tendo sido recomendados 6 projetos para financiamento, de entre um conjunto de 36 candidaturas elegíveis. O financiamento atribuído a cada projeto situa-se entre os 47 mil e os 70 mil euros, resultando num investimento total de 354.493,04 euros proveniente do orçamento da FCT.

O concurso destina-se a apoiar equipas de investigadores das entidades do SCTN, da Carnegie Mellon University (CMU) e parceiros da indústria na iniciação de potenciais atividades de investigação de alto impacto e relevância estratégica para o Programa CMU Portugal. Os projetos financiados irão desenvolver investigação em matérias tão diversificadas como: intervenção cognitivo-comportamental para detetar, tratar e monitorizar a ansiedade e depressão em sobreviventes de cancro da mama; funções de rede aceleradas, adaptativas e distribuídas em larga escala; avaliação automática de visualizações; Sistemas de valor em tecnologias digitais para a saúde; sondas neuronais fotónicas integradas para computação neuromórfica; estimuladores de implantes de tamanho milimétrico.

O Programa CMU Portugal insere-se numa rede de programas de cooperação internacional de Portugal com instituições de vários países ao abrigo da iniciativa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, promovida pela FCT.