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Enquadramento

A Direção de Projetos exerce as suas atribuições nos domínios da gestão de projetos do IST, competindo-lhe assegurar a gestão administrativa e financeira dos projetos, de forma a apoiar os investigadores responsáveis na negociação, abertura, execução e elaboração dos relatórios financeiros dos projetos, assegurando a prestação de contas perante as entidades financiadoras, bem como a elegibilidade das despesas dos projetos, o seu controlo orçamental e de tesouraria e procedendo ao apuramento anual dos valores da Estrutura de Custos.

Estrutura

Competências gerais

  • Direção de Projetos

    A Direção de Projetos do IST, tem como missão, assegurar a gestão financeira e administrativa de forma a apoiar os investigadores responsáveis na abertura de projetos, na execução e elaboração de relatórios financeiros às entidades financiadoras.

    A Direção de Projetos desenvolve as suas tarefas em todos os financiamentos Nacionais e Internacionais na sua vertente de Pós-Award.

    Competências da Direção de Projetos:

    1. Coordenar todas as tarefas desenvolvidas pela Área de Projetos Nacionais (APN);
    2. Coordenar todas as tarefas desenvolvidas pela Área de Projetos Internacionais (API);
    3. Coordenar todas as tarefas desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Técnico a Gestão de Projetos (NATGP);
    4. Coordenar todas as tarefas desenvolvidas pela Assessoria Técnica da Direção de Projetos (ATDP);
    5. Assinar e validar todos os relatórios financeiros/pedidos de pagamento remetidos às entidades financiadoras;
    6. Aprovar todas as constituições de Fundo de Maneio no âmbito dos projetos geridos pela Direção de Projetos;
    7. Validar toda a informação disponibilizada na Página da Direção de Projetos;
    8. Monitorizar a articulação entre a equipa de Pré-Aword e as respetivas Áreas da Direção de Projetos;
    9. Apuramento/Validação anual dos overheads
    10. Validação dos relatórios estatísticos semestrais (receita, despesa, abertura de projetos e encerramentos)
    11. Participar no encerramento anual de contas, nomeadamente na especialização de Projetos

     

    Assessoria Técnica da Direção de Projetos

    Competências da Assessoria Técnica da Direção de Projetos:

    1. Organização de todo o despacho, recolha de assinaturas do CG;
    2. Interface entre a equipa SAP e a Direção de Projetos;
    3. Manual SAP – Visualizador SAP;
    4. Manutenção da página da DP.

     

    Núcleo de Apoio Técnico à Gestão de Projetos

    O Núcleo de Apoio Técnico à Gestão de Projetos tem como missão assegurar a uniformização dos procedimentos da Direção de Projetos, bem como dar resposta as solicitações de informações pedidas pelo Conselho de Gestão.

    Competências do Núcleo de Apoio Técnico à Gestão de Projetos:

    1. Validação de Aberturas de Projetos;
    2. Integração Financeira;
    3. Encerramento de projetos;
    4. Gestão de pedidos de documentação para relatórios financeiros e/ou auditorias;
    5. Gestão de documentação interna (contratos/custos internos);
    6. Processamento de remunerações adicionais;
    7. Gestão de Receita (identificação e comunicação) e elaboração dos respetivos relatórios semestrais e anuais;
    8. Validação da distribuição de receita e cobrança de ovhs UE20;
    9. Gestão dos seguros de bolsa;
    10. Gestão das despesas afetas a projetos do NOF (Ar Líquido e Azoto);
    11. Gestão dos projetos da Direção;
    12. Apoio no preenchimento do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional;
    13. Apoio transversal aos restantes núcleos da estrutura da Direção de Projetos e contabilidades autónomas, e apoio ao Conselho de Gestão do IST;
    14. Apoio as IPSFL;
    15. Apuramento Anual dos Overheads;
    16. Cobrança de overheads das IPFSL;

     

    Área de Projetos Nacionais

    A Área de Projetos Nacionais tem como Missão assegurar a gestão financeira e administrativa de todos os projetos com origem de financiamento Nacional.

    Competências da Área de Projetos Nacionais:

    1. Preparação da documentação de suporte: Termos de Responsabilidade, Declarações, Protocolos de Colaboração;
    2. Preparação dos documentos de habilitação no caso dos Concursos Públicos (Prestações de Serviços);
    3. Articulação com a Propriedade Intelectual e Apoio Jurídico, no âmbito da análise da documentação de suporte;
    4. Abertura dos projetos em SAP pelos Núcleos e respetiva validação pelo responsável de Área;
    5. Acompanhamento da execução financeira do orçamento do projeto, garantindo existência de saldo para lançamento das despesas;
    6. Contacto com os docentes/investigadores para garantir a aquisição atempada dos equipamentos e contratações de recursos humanos;
    7. Auxílio na elaboração de pedidos de alterações orçamentais de projetos;
    8. Verificação dos processos de despesa quanto à sua elegibilidade no projeto e cumprimentos das regras contabilísticas e demais aplicáveis pela instituição;
    9. Atribuição de reservas das diferentes despesas (missões, fundos de maneio, aquisições, recursos humanos, …);
    10. Validação das despesas de reembolsos e fundos de maneio;
    11. Validação da imputação horária (folhas de horas);
    12. Gestão da receita (emissão de transferências para parceiros, pedidos de emissão de faturas);
    13. Execuções financeiras;
    14. Submissão de pedidos de pagamento com preparação das respetivas amostras;
    15. Preparação da documentação para encerramento de projetos;
    16. Preparação e acompanhamento das auditorias financeiras;
    17. Validação de informação referente aos projetos de investigação para relatórios intercalares das Unidades;
    18. Apoio aos secretariados para correta instrução dos processos (esclarecimento de dúvidas, transmissão de informação relevante sobre procedimentos);
    19. Fornecimento de dados solicitados pelas Unidades de Investigação no âmbito das Avaliações FCT e vistas das Comissões de Acompanhamento.
    20. Apoio na elaboração de candidaturas a projetos com financiamento nacional, garantido a correta instrução da candidatura de acordo com as regras aplicáveis pela entidade financiadora e regras internas da instituição de acolhimento;
    21. Análise dos orçamentos garantindo a sua viabilidade financeira;
    22. Preparação de guiões de apoio aos concursos com elevado número de submissões de candidaturas;
    23. A Área de Projetos Nacionais mantém atualizada a informação institucional das Plataformas das entidades financiadoras (PAS, Balcão 2020, IAPMEI e demais plataformas nacionais)
    24. Apoio aos núcleos com contabilidade autónoma (disseminação da informação);
    25. Articulação com a estrutura de Pré-Award.
    Área de Projetos Internacionais

    A Área de Projetos Internacionais tem como missão assegurar a gestão financeira e administrativa de todos os projetos com origem de financiamento internacional.

    Competências da Área de Projetos Internacionais:

    1. Apoio a candidaturas, na sua componente administrativa e financeira;
    2. Preparação da documentação de suporte a candidaturas e contratualização de projetos: Termos de responsabilidade, Declarações, Protocolos de colaboração, entre outros;
    3. Articulação com a Propriedade Intelectual e Apoio Jurídico no âmbito da análise da documentação de suporte;
    4. Articulação com a estrutura de Pré-Award;
    5. Abertura dos projetos em SAP;
    6. Abertura dos projetos em SAP pelos Núcleos e respetiva validação pelo responsável de Área;
    7. Acompanhamento da execução financeira do orçamento do projeto, por forma a assegurar a correta execução do mesmo;
    8. Contacto com os docentes/investigadores, no âmbito do ciclo de vida do projeto e respetivo orçamento, assegurando a aquisição atempada dos equipamentos e contratações de recursos humanos;
    9. Auxílio na elaboração de pedidos de alterações orçamentos de projetos;
    10. Verificação dos processos de despesa quanto à sua elegibilidade no projeto e cumprimentos das regras contabilísticas e demais aplicáveis pela instituição;
    11. Atribuição de reservas das diferentes despesas (missões, fundos de maneio, aquisições, recursos humanos, …);
    12. Validação das despesas de reembolsos e fundos de maneio;
    13. Controlo e Validação da imputação horária (folhas de horas);
    14. Gestão da receita (emissão de transferências para parceiros, pedidos de emissão de faturas, cobrança de overheads);
    15. Elaboração de execuções financeiras;
    16. Gestão das Plataformas dos Programas de Financiamento internacional;
    17. Apoio aos secretariados para correta instrução dos processos (esclarecimento de dúvidas, transmissão de informação relevante sobre procedimentos);
    18. Apoio aos núcleos com contabilidade autónoma (disseminação da informação);
    19. Preparação e submissão de relatórios financeiros e respetivas amostras;
    20. Preparação da documentação para encerramento de projetos;
    21. Preparação e acompanhamento das auditorias financeiras;
    22. Analise dos Orçamentos garantindo a viabilidade financeira.
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