Enquadramento
A Direção de Projetos exerce as suas atribuições nos domínios da gestão de projetos do IST, competindo-lhe assegurar a gestão administrativa e financeira dos projetos, de forma a apoiar os investigadores responsáveis na negociação, abertura, execução e elaboração dos relatórios financeiros dos projetos, assegurando a prestação de contas perante as entidades financiadoras, bem como a elegibilidade das despesas dos projetos, o seu controlo orçamental e de tesouraria e procedendo ao apuramento anual dos valores da Estrutura de Custos.
Estrutura
Competências gerais
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Direção de Projetos
A Direção de Projetos do IST, tem como missão, assegurar a gestão financeira e administrativa de forma a apoiar os investigadores responsáveis na abertura de projetos, na execução e elaboração de relatórios financeiros às entidades financiadoras.
A Direção de Projetos desenvolve as suas tarefas em todos os financiamentos Nacionais e Internacionais na sua vertente de Pós-Award.
Competências da Direção de Projetos:
- Coordenar todas as tarefas desenvolvidas pela Área de Projetos Nacionais (APN);
- Coordenar todas as tarefas desenvolvidas pela Área de Projetos Internacionais (API);
- Coordenar todas as tarefas desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Técnico a Gestão de Projetos (NATGP);
- Coordenar todas as tarefas desenvolvidas pela Assessoria Técnica da Direção de Projetos (ATDP);
- Assinar e validar todos os relatórios financeiros/pedidos de pagamento remetidos às entidades financiadoras;
- Aprovar todas as constituições de Fundo de Maneio no âmbito dos projetos geridos pela Direção de Projetos;
- Validar toda a informação disponibilizada na Página da Direção de Projetos;
- Monitorizar a articulação entre a equipa de Pré-Aword e as respetivas Áreas da Direção de Projetos;
- Apuramento/Validação anual dos overheads
- Validação dos relatórios estatísticos semestrais (receita, despesa, abertura de projetos e encerramentos)
- Participar no encerramento anual de contas, nomeadamente na especialização de Projetos
Assessoria Técnica da Direção de Projetos
Competências da Assessoria Técnica da Direção de Projetos:
- Organização de todo o despacho, recolha de assinaturas do CG;
- Interface entre a equipa SAP e a Direção de Projetos;
- Manual SAP – Visualizador SAP;
- Manutenção da página da DP.
Núcleo de Apoio Técnico à Gestão de Projetos
O Núcleo de Apoio Técnico à Gestão de Projetos tem como missão assegurar a uniformização dos procedimentos da Direção de Projetos, bem como dar resposta as solicitações de informações pedidas pelo Conselho de Gestão.
Competências do Núcleo de Apoio Técnico à Gestão de Projetos:
- Validação de Aberturas de Projetos;
- Integração Financeira;
- Encerramento de projetos;
- Gestão de pedidos de documentação para relatórios financeiros e/ou auditorias;
- Gestão de documentação interna (contratos/custos internos);
- Processamento de remunerações adicionais;
- Gestão de Receita (identificação e comunicação) e elaboração dos respetivos relatórios semestrais e anuais;
- Validação da distribuição de receita e cobrança de ovhs UE20;
- Gestão dos seguros de bolsa;
- Gestão das despesas afetas a projetos do NOF (Ar Líquido e Azoto);
- Gestão dos projetos da Direção;
- Apoio no preenchimento do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional;
- Apoio transversal aos restantes núcleos da estrutura da Direção de Projetos e contabilidades autónomas, e apoio ao Conselho de Gestão do IST;
- Apoio as IPSFL;
- Apuramento Anual dos Overheads;
- Cobrança de overheads das IPFSL;
Área de Projetos Nacionais
A Área de Projetos Nacionais tem como Missão assegurar a gestão financeira e administrativa de todos os projetos com origem de financiamento Nacional.
Competências da Área de Projetos Nacionais:
- Preparação da documentação de suporte: Termos de Responsabilidade, Declarações, Protocolos de Colaboração;
- Preparação dos documentos de habilitação no caso dos Concursos Públicos (Prestações de Serviços);
- Articulação com a Propriedade Intelectual e Apoio Jurídico, no âmbito da análise da documentação de suporte;
- Abertura dos projetos em SAP pelos Núcleos e respetiva validação pelo responsável de Área;
- Acompanhamento da execução financeira do orçamento do projeto, garantindo existência de saldo para lançamento das despesas;
- Contacto com os docentes/investigadores para garantir a aquisição atempada dos equipamentos e contratações de recursos humanos;
- Auxílio na elaboração de pedidos de alterações orçamentais de projetos;
- Verificação dos processos de despesa quanto à sua elegibilidade no projeto e cumprimentos das regras contabilísticas e demais aplicáveis pela instituição;
- Atribuição de reservas das diferentes despesas (missões, fundos de maneio, aquisições, recursos humanos, …);
- Validação das despesas de reembolsos e fundos de maneio;
- Validação da imputação horária (folhas de horas);
- Gestão da receita (emissão de transferências para parceiros, pedidos de emissão de faturas);
- Execuções financeiras;
- Submissão de pedidos de pagamento com preparação das respetivas amostras;
- Preparação da documentação para encerramento de projetos;
- Preparação e acompanhamento das auditorias financeiras;
- Validação de informação referente aos projetos de investigação para relatórios intercalares das Unidades;
- Apoio aos secretariados para correta instrução dos processos (esclarecimento de dúvidas, transmissão de informação relevante sobre procedimentos);
- Fornecimento de dados solicitados pelas Unidades de Investigação no âmbito das Avaliações FCT e vistas das Comissões de Acompanhamento.
- Apoio na elaboração de candidaturas a projetos com financiamento nacional, garantido a correta instrução da candidatura de acordo com as regras aplicáveis pela entidade financiadora e regras internas da instituição de acolhimento;
- Análise dos orçamentos garantindo a sua viabilidade financeira;
- Preparação de guiões de apoio aos concursos com elevado número de submissões de candidaturas;
- A Área de Projetos Nacionais mantém atualizada a informação institucional das Plataformas das entidades financiadoras (PAS, Balcão 2020, IAPMEI e demais plataformas nacionais)
- Apoio aos núcleos com contabilidade autónoma (disseminação da informação);
- Articulação com a estrutura de Pré-Award.
Área de Projetos Internacionais
A Área de Projetos Internacionais tem como missão assegurar a gestão financeira e administrativa de todos os projetos com origem de financiamento internacional.
Competências da Área de Projetos Internacionais:
- Apoio a candidaturas, na sua componente administrativa e financeira;
- Preparação da documentação de suporte a candidaturas e contratualização de projetos: Termos de responsabilidade, Declarações, Protocolos de colaboração, entre outros;
- Articulação com a Propriedade Intelectual e Apoio Jurídico no âmbito da análise da documentação de suporte;
- Articulação com a estrutura de Pré-Award;
- Abertura dos projetos em SAP;
- Abertura dos projetos em SAP pelos Núcleos e respetiva validação pelo responsável de Área;
- Acompanhamento da execução financeira do orçamento do projeto, por forma a assegurar a correta execução do mesmo;
- Contacto com os docentes/investigadores, no âmbito do ciclo de vida do projeto e respetivo orçamento, assegurando a aquisição atempada dos equipamentos e contratações de recursos humanos;
- Auxílio na elaboração de pedidos de alterações orçamentos de projetos;
- Verificação dos processos de despesa quanto à sua elegibilidade no projeto e cumprimentos das regras contabilísticas e demais aplicáveis pela instituição;
- Atribuição de reservas das diferentes despesas (missões, fundos de maneio, aquisições, recursos humanos, …);
- Validação das despesas de reembolsos e fundos de maneio;
- Controlo e Validação da imputação horária (folhas de horas);
- Gestão da receita (emissão de transferências para parceiros, pedidos de emissão de faturas, cobrança de overheads);
- Elaboração de execuções financeiras;
- Gestão das Plataformas dos Programas de Financiamento internacional;
- Apoio aos secretariados para correta instrução dos processos (esclarecimento de dúvidas, transmissão de informação relevante sobre procedimentos);
- Apoio aos núcleos com contabilidade autónoma (disseminação da informação);
- Preparação e submissão de relatórios financeiros e respetivas amostras;
- Preparação da documentação para encerramento de projetos;
- Preparação e acompanhamento das auditorias financeiras;
- Analise dos Orçamentos garantindo a viabilidade financeira.