Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência distingue mais quatro cientistas portuguesas
São quatro os projetos científicos distinguidos este ano pelas Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. Esta iniciativa da L’Oréal Portugal, em conjunto com a FCT e a Comissão Nacional da UNESCO (CNU), já distinguiu 69 mulheres cientistas portuguesas.
O programa, que completa a sua 20ª edição, vai apoiar a investigação de Laetitia Gaspar – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra; de Cláudia Deus – Instituto Multidisciplinar de Envelhecimento da Universidade de Coimbra; de Sara Silva Pereira – Centro de Investigação Biomédica da Universidade Católica Portuguesa; e de Mariana Osswald – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. Conheça aqui informação mais detalhada sobre os projetos vencedores.
As quatro investigadoras, já doutoradas e com idades entre os 31 e os 37 anos, recebem um prémio individual de 15 mil euros, de um total de 60 mil euros para apoiar os quatro projetos de investigação. A seleção coube a um júri científico presidido por Alexandre Quintanilha, professor catedrático jubilado e investigador na área da Física.
O apoio da L´Oréal às mulheres na ciência começou formalmente em 1998, com uma parceria com a UNESCO, que deu origem ao programa L’Oréal-UNESCO For Women in Science, premiando anualmente cinco cientistas consagradas, uma de cada região do mundo.
Este programa internacional serviu de inspiração a dezenas de iniciativas locais dirigidas a jovens e mulheres investigadoras. Foi neste âmbito que nasceram, em 2004, as Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.
Notícia FCT