35 CoLAB certified by FCT may apply for funding
Only Available in Portuguese)
Até dia 15 de março de 2022, os 35 Laboratórios Colaborativos (CoLAB) reconhecidos até dezembro de 2021 pela FCT podem responder à Manifestação de Interesse para financiamento público lançada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), através da Missão Interface, no âmbito da Componente 5 “Capitalização e Inovação Empresarial” do Plano de Recuperação e Resiliência.
Trata-se de um financiamento público de base até junho de 2026, com uma dotação de 80 milhões de euros, e que tem por objetivo apoiar a qualificação, a modernização dos equipamentos, a formação técnica dos ativos e o apoio a recursos altamente qualificados pelos CoLAB. Além deste apoio, a ANI encontra-se a promover também as candidaturas ao processo de reconhecimento dos Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), que será atribuído pelo membro do Governo responsável pela área da economia para um período de seis anos. O prazo de submissão de candidaturas termina a 15 de março de 2022.
Os CoLab, atualmente, já criaram mais de 560 postos de trabalho, dos quais 174 (32%) para doutorados, e atuam em 8 principais áreas temáticas: Agroalimentar; Biodiversidade e Florestas; Clima, Espaço e Oceano; Digital e Sistemas de Comunicação; Energia e Sustentabilidade; Materiais, Economia Circular e Sustentabilidade Urbana; Saúde; Serviços Sociais e Turismo.
No âmbito do Portugal 2020, já decorreu anteriormente um convite para apresentação de propostas para financiamento dirigido aos CoLAB com o título atribuído pela FCT, no domínio Temático da Competitividade e Emprego – Fundo Social Europeu, com vista ao apoio às atividades destas instituições, nomeadamente à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados. O financiamento foi atribuído a 27 Laboratórios Colaborativos, pelos Programas Operacionais Regionais Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve do PT 2020 no montante de 59 397 868€ e através de Receitas de Impostos da FCT no montante de 11 838 306€, destinado a suportar as despesas gerais de funcionamento decorrentes da implementação da Agenda de Investigação e Inovação do CoLAB, tendo como limite máximo de financiamento 20% dos custos elegíveis no âmbito do Convite acima mencionado.
A FCT assegura o processo de reconhecimento dos CoLab que é válido por um período de cinco anos, renovável, após um processo de avaliação por um painel de peritos internacionais. A ANI é a entidade que acompanha a implementação da agenda de investigação e inovação assim como o processo de financiamento dos CoLAB.
FCT News