PLATAFORMA PORTUGUESA VENCE PRÉMIO NOVO BAUHAUS EUROPEU
(Text only available in Portuguese)
A plataforma de sustentabilidade AYR, desenvolvida pelo CEiiA, conquistou o prémio Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus), atribuído pela Comissão Europeia, na categoria de “Produtos e Estilos de Vida”. O AYR, desenvolvido pelo CEiiA através do Laboratório Colaborativo Smart and Sustainable Living (S2UL-CEiiA), quantifica e valoriza as emissões de CO2 evitadas, permitindo o envolvimento do cidadão e comunidades na descarbonização das suas cidades, tendo sido distinguido enquanto exemplo europeu de sustentabilidade. Dos 60 projetos pré-selecionados (de um total de quase 3 mil propostas) constaram seis projetos e ideias nacionais, alguns dos quais nomeados para mais do que uma categoria.
Com este prémio, Portugal integra a lista de países distinguidos por boas práticas que ilustram os valores de sustentabilidade, estética e inclusão do Novo Bauhaus Europeu, que vem dar ao Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) uma dimensão cultural, criativa e participada pelos cidadãos. “Este reconhecimento internacional é motivo de enorme orgulho. Congratulamos o CEiiA por ter desenvolvido, através do seu Laboratório Colaborativo, o único projeto português distinguido pela Comissão Europeia. Esperamos que este prémio impulsione a participação nacional em iniciativas do Novo Bauhaus Europeu, que a ANI irá naturalmente acompanhar e apoiar.” (Presidente da ANI, Joana Mendonça)
85 milhões de euros (M€) para financiar inovação sustentável com dimensão cultural e criativa
A Comissão Europeia anunciou recentemente oportunidades de financiamento a rondar os 85M€ (2021-2022) no âmbito do Novo Bauhaus Europeu, dando um novo impulso à iniciativa.
A maioria dos tópicos de financiamento enquadra-se nos Pilares II (Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia) e III (Europa Inovadora) do Horizonte Europa, cuja promoção e acompanhamento são da responsabilidade da ANI, no âmbito da Rede PERIN. A ANI integra Grupo de Trabalho Bauhaus que irá mobilizar a sociedade portuguesa para os objetivos desta iniciativa.
Neste contexto, a ANI organizou, no passado dia 15 de setembro, a sessão de informação New European Bauhaus – Get Involved, que contou com a presença da Comissão Europeia e de cinco investigadores portugueses envolvidos em iniciativas deste domínio. O evento contou com mais de 400 participantes de diversas instituições de todo o país.
“O sucesso do CEiiA é um feliz augúrio para a participação do sistema nacional de inovação na Bauhaus Europeia. É importante que as entidades nacionais não percam esta oportunidade que oferece, ao longo dos sete anos do Horizonte Europa, vários instrumentos de financiamento, em diferentes temas, com um orçamento muito significativo. Estamos cá para ajudar.” (Mafalda Dourado, membro do Grupo de Trabalho Bauhaus e Coordenadora Nacional dos Pilares II e III do Horizonte Europa).
No âmbito da segunda fase do Novo Bauhaus Europeu será criado o New European Bauhaus Lab (NEB-Lab), que funcionará como um ‘think and do tank’ para co-criar, fazer protótipos e testar novas ferramentas, soluções e recomendações de políticas que permitam transformações no terreno. A Comissão Europeia planeia ainda convidar os Estados-Membros a utilizar os valores fundamentais da iniciativa nas suas estratégias de desenvolvimento territorial e socioeconómico e mobilizar as partes relevantes dos seus planos de recuperação e resiliência, bem como os programas no âmbito da política de coesão.
Na primavera de 2022 será organizado o 1º Festival New European Bauhaus.
Consulte aqui comunicação da Comissão Europeia.
Mais informação sobre o New European Bauhaus.
Notícia ANI